Fórum Discussão sobre os topicos. #460807

12/11/2013

0

Olá, gostaria de tirar algumas duvidas espero que todos ajudem, AGRADEÇO MUITO DESDE JÁ.

[size=18]Delphi[/size]
Qual delphi usar atualmente?
Ja trabalhei com delphi 2006 , delphi 7 e atualmente delphi 2010, seria viavel atualizar para delphi xe4\xe5.

[size=18]Banco de dados[/size]
já trabalhei com MssqlServer e Firebird , muitos dizem que firebird não é viavel. pretendo estender o software desktop para cloud qual banco de dados seria viavel?

[size=18]Projeto[/size]
Estou pensando em fazer um banco de dados para o modulo gerenciador , e um banco de dados para com PDV para que o pdv nao necessite do servidor ligado.

por favor gostaria de saber a opnião de vocês quanto a tudo isso que falei e ideias.
João Almeida

João Almeida

Responder

12/11/2013

Marcos Oliveira

Olá João, vamos lá.
Vou dar a minha opinião. Tenho certeza que muita gente vai ter uma opinião diferente da minha.

1) Você perguntou qual o Delphi usar. Eu só não recomendaria o Delphi XE5, por enquanto, por ser lançamento. Com certeza deve ter alguns bugs que deve ser corrigidos futuramente com updates. Mas eu recomendaria você utilizar um Delphi mais recente, como o XE2, XE3 ou XE4.

2) Cloud não é muito minha área, mas o que eu vejo falar é que o MySQL é muito usado nesse caso.

3) Você pode criar um banco de dados para o servidor e outro para o PDV sem problemas. Mas pense que você terá que criar um processo de integração, tando para enviar os dados para o PDV (cadastros, etc), quando para importar os dados para a retaguarda (movimentos de venda, estoque, etc...).

Espero ter ajudado.

Att,

Marcos
Responder

Gostei + 0

12/11/2013

João Almeida

Olá , Marcos Oliveira obrigado por responder ao post.

Então , na verdade não seria bem um cloud , e sim uma conexao com um aplicativo nos dispositivos Android/iOS.
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

Marcos Oliveira

João, então nesse caso não tem problema nenhum usar o firebird, já que até mesmo as bibliotecas mais recentes do Delphi, como a FireDAC possuem suporte para acessar o firebird. Eu penso que se ele não fosse bom para esse fim, a Embarcadeiro não teria o incluído para conexão nativa com a FireDAC.

Att,

Marcos
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

João Almeida

Obrigado pelas dicas Marcos , não sabia dessa biblioteca FireDAC.
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

Marcos Oliveira

A FireDAC é uma biblioteca de acesso a banco de dados adquirida pela Embarcadero há pouco tempo. Segundos os entendidos no assunto, é bem melhor do que o dbExpress.
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

João Almeida

Ela vem com o novo xe5? , ou ja tem em versões anteriores?
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

Marcos Oliveira

Ele já vem com o XE5 sim, mas já existe um pacote de instalação para versões anteriores do Delphi, inclusive o Delphi 7.
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

João Almeida

Irei estudar mais sobre essa Biblioteca, Muito Obrigado.
Responder

Gostei + 0

13/11/2013

Alessandro Yamasaki

Se não me engano o FireDAC surgiu no XE3

Na Devmedia tem um bom artigo sobre o mesmo
https://www.devmedia.com.br/introducao-a-biblioteca-firedac-revista-clubedelphi-magazine-151/28230

[]´s
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar