Discutir sobre BD (Todos os profissionais)

19/11/2012

0

pessoal qual opinião de vc´s sobre a questão do banco de dados, existem algumas empresas não existem uma separação de tipos de profissionais de T.I. exemplo: desenvolvedores trabalhando diretamente com servidores de banco de dados, o que vc´s acham disso?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

19/11/2012

Robson Alves

Eu sempre trabalhei diretamente com banco de dados...
não vejo problemas quanto a parte técnica, claro que um desenvolvedor nunca será melhor que um DBA, mas o cenário da minha emmpresa permiti ser assim.

Já trabalhei em clientes que o DBA deitava e rolava no banco de dados, ele fazia o que ele achava melhor para ele e para sua estrutura de bancos e as sugestões não eram aceitas rsrs, então tinhamos que usar o que tinha de banco de dados e fazer o restante... apesar de vários problemas no segundo caso, ambos são aceitável e acontecem mesmo!

Não vejo problema em trabalhar em nenhum dos dois cenário.

Apenas um cenário não trabalhei, onde é separado o design do desenvolvedor, essa parte eu acho que é mais complicada, mas é tudo questão de adaptação.
Responder

19/11/2012

Roniere Almeida

eu acredito que isso dependa muito do ambiente e da criticidade em questão, não é todo ambiente que o desenvolvedor deve ter acesso a tudo do banco de dados...
Responder

20/11/2012

Mariana Carvalho

concordo com os dois, porem, não acho legal que tenha essa mistura...
Responder

20/11/2012

Bruno Leandro

eh uma situação delicada, eu vejo mais um nivel, o analista, que ira simplificar para o desenvolvedor e dba o que deve ser feito, ex: criar tabela a, b e c. criar procedure que faça determinado calculo, e o desenvolvedor utilizar destas tabelas e procedures, e montar o layout da tela.
assim o dba vai ver se precisa criar indices em quais campos, se a tabela precisa ser normalizada.
o programador ira fazer o layout as validações e condições da tela e as chamadas.

claro isso não é viavel para todos os tipos de empresa, as empresas iniciais provavelmente uma pessoa sera responsavel por todos os processos, e caso ela nao seja experiente tantas tecnologias e conceitos ao mesmo tempo certamente levara a alguns tropeços.
Responder

20/11/2012

Mariana Carvalho

é Bruno, geralmente quando as empresas são pequenas isso acontece, mas é triste ver uma empresa de grande porte que pega um profissional com conhecimento em areas distintas(3 areas de conhecimento) e paga por uma função, não vejo nenhuma vantagem em saber milhões de tecnologias, já que não pagam o que é justo!!!
Responder

20/11/2012

Roniere Almeida

extremamente delicado essa situação, uma triste realidade.
Responder

20/11/2012

Claudia Nogueira

Trabalhei 3 anos em uma empresa de pequeno porte, aí eu mesma era DBA e programadora, como a empresa era pequena e tinha no máximo uns 200 clientes eu dava conta, já que o BD bem estruturado quase não dá suporte.
Agora trabalho há 8 anos em outra de grande porte e tem profissional pra tudo.
Tem DBA, programador, analista de negócios, testers e suporte. Tudo separado, é bem melhor mesmo.
Responder

20/11/2012

Mariana Carvalho

é Claudiadnh, concordo com vc, é bem melhor mesmo!!!
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar