Fórum Distribuindo o software #165601

19/06/2003

0

Olá pessoal! Espero que vcs me ajudem...

Já programo há algum tempo trabalhando em algumas empresas aqui de minha cidade, (João Pessoa - PB) e estou começando agora a trabalhar como autônomo. Minhas dúvidas são as seguintes:

:arrow: Como se cobra o desenvolvimento de um sistema? Tanto para sistemas criados especificamente para um contratante ou um sistema que já tenha pronto e vendo para empresas (como consultorios, imobiliarias...) O que uso como base para cobrar pelo serviço??

:arrow: A outra dúvida eh a seguinte: qual a política de proteção contra cópias do programa? Exemplo: faço um sistema para uma empresa com licensa para 3 maquinas. Devo gerar tres senhas a partir de dados de cada computador (ID do processador ou codigo da Bios) de forma que quando instalar em uma outra maquina ele vai rejeitar a senha... ou devo confiar na contratante e fazer um serial como tem no office ou no windows baseado no nome do usuario???

:arrow: Alguem teria um modelo de contrato tanto de prestaçao de servico de desenvolvimento como de manutencao do software???

Agradeço desde já...

Silvio Ribeiro

Silvio Ribeiro

Silvio Ribeiro

Responder

19/06/2003

4_olho

1 - geralmente cobra-se por hora trabalhada ou por empreitada.
2 - cada método de proteção tem seus prós e contras. O melhor mesmo é usar o que anunciam aqui - Protec ou similar. Tudo depende do tamanho do sistema.
3 - Neste fórum mesmo há modelos de contrato, basta pesquisar. Se não tiver no Fórum tem no site da revista.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar