Dívida sobre o C.L.8.0

08/11/2003

0

Tenho o Conectiva Línux 8.0 em três CDs esta versão é boa?
Eu posso usar o Kernel 2.2.25 ou 2.4.22 no Conectica Línux8.0 ?
A como particionar o meu HD para o linux sem tirar o WinXp que já encontra instalado(sem perde os dados existente no HD) para usar os dois sistemas no mesmo HD sendo escolhendo qual sistema usar na hora de liguar o CPU.

Grato por qualquer informação?

Ass: Max...


Maxsoftware

Maxsoftware

Responder

Posts

08/11/2003

Marcelo.c

Apesar deste não ser um fórum de Linux aí vai:

1. Sim, a distribuição da Conectiva é boa, mas uma distribuição que vem se popularizando muito é a do Kurumin ( www.guiadohardware.net ).

2. Creio que sim.

3. Você deve utilizar um utilitário de particionamento como o Partition Magic para redimensionar a partição existente e liberar espaço para a criação das necessárias ao Linux (no mínimo duas, home e swap).

O kurumin possui um utilitário chamado Qtparted que pode realizar esta tarefa, mas na própria instalação há um aviso de que o mesmo ainda está em testes, então talvez seja melhor utilizar um mais confiável, apesar de eu tê-lo utilizado e mesmo não ter apresentado problemas.

Na página que citei anteriormente há um ótimo fórum onde você também encontrará usuários de outras distribuições.

Ao final da instalação, em todas as distribuições (pelo menos as que já vi), é perguntado ao usuário se deseja instalar o Lilo (algumas distribuições oferecem o grub) no mbr. Tanto Lilo quanto grub são gerenciadores de boot que oferecem a opção de escolha entre os sistemas instalados (no caso, Windows ou Linux). Oferecem também a possibilidade de escolher a opção padrão.

Estamos aí...


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar