Fórum Do excel para Tabela em Oracle #371259

16/06/2009

0

Como faço para importar os dados de uma arquivo em Excel para uma Tabela de banco de dados no Oracle?
Meu arqyuivo está assim:
Local Ano1 Ano2 Ano3 Ano4 Ano5

Na tabela tem a mesma estrutura praticamente, exceto dois atributos que só existem na tabela e não no arquivo.

Paulo

Paulo

Responder

16/06/2009

Prgdelphi

Você pode criar um ODBC para o excel e ler essa planilha como se fosse uma tabela em banco de dados, usando os componentes dbGO (ADO).

só não se esqueça antes de tudo, de definir o nome de seu conjunto de dados dentro do excel. Para isso, selecione todos os dados existentes na planilha e em seguida vá em definir nome (menu exibir ou editar, estou sem o excel aqui para ver certinho). Feito isso salve o arquivo, e o nome que você definiu dentro do excel será o nome da sua ´tabela´ no programa delphi.

Responder

Gostei + 0

16/06/2009

Paulo

Uma pergunta, eu preciso abrir pelo OpenDialog a planilha, para o cliente escolher qual arquivo será importado. Acho que com ODBC não será possível, ou é?

Responder

Gostei + 0

16/06/2009

Paulo

Tentei fazer conforme abaixo, mas não sei o que ele carrega e se carregar o arquivo xls todo, se tivesse como dar um while no Objeto Excel, teria como eu ir carregando a tabela do banco. Isso é utopia minha ou tem como fazer?
if AbreXls.Execute then
  begin
    Arquivo := AbreXls.FileName;
    Excel.Workbooks.Open(Arquivo,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,
                         EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,
                         EmptyParam,EmptyParam,EmptyParam,0);
  end;

Responder

Gostei + 0

17/06/2009

Paulo

Amigos, se eu usar ADO para ler arquivos Excel e colocar um ADOQuery, como seria o meu select e a minha conexão? Grato desde já.

Responder

Gostei + 0

18/06/2009

Prgdelphi

Amigão, o select seria um select normal, levando em conta o nome que você definiu dentro do excel.

Vamos imaginar que no excel, você definiu o conjunto de dados como ´clientes´. O select ficaria:

select * from clientes.

Bem simples.

Não se esqueça de criar o driver ODBC para essa planilha excel e conectar o ADOconnection neste odbc.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar