Documentação de um Projeto (Como Projetar um Projeto)?

23/03/2006

0

Bom dia, Pessoal estou enfrentando algumas dificuldades para criar/documentar os meus projetos, tanto para um bom entendimento meu como do cliente(principalmente). Não estou me referindo a criação de um HELP, isso eu faço sem problemas, me refiro a uma documentação Estruturada do Projeto, tipo, já comentei com muitos aqui no fórum que nunca fiz curso de programação, e já comecei pelo delphi desde a versão 3, depois passei para 5 e agora estou com o 7, mais a programação em si, não tenho enfrentado muitas dificuldades (com os professores que tenho aqui do fórum, acho que todos são ótimos). Mais, como disse não sei nem por onde começar a documentar um projeto, hoje faço assim, não se é o correto, mais...
Sistema para Controle de Estoque
Primeiro ponho em prática como será à base de dados;
Faço um desenho das estruturas e campos que cada tabela possui e em seguida faço um relacionamento, ai é onde normalmente acontece o primeiro erro: quase sempre tenho que refazer, pois, quando ponho em prática as vezes o relacionamento não está adequado, ou faltou algum campo em alguma tabela.
Passando para o desenvolvimento do Sistema (Delphi)
Descrevo quais menus existiram e o que cada um deles vai fazer...
Descrevo em média quantas janelas vai existir nesse sistema, e qual a finalidade de cada (form) no sistema...
Para resumir, é mais/menos isso que faço.
Isso está correto?
Onde posso melhorar?
Essa seria a minha documentação e a do cliente, Somente o HELP resolve?
...
Grato pela atenção de vocês!
:roll:


Paullsoftware

Paullsoftware

Responder

Posts

23/03/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Esta comunicação entre o Analista e o Cliente, hoje, pode ser obtida por meio da UML e automatizada por ferramentas. Pelo que eu entendi, você está ´saltando´ etapas fundamentais na elaboração do software e indo direto para a modelagem de dados.

Obviamente que a melhor sugestão seria fazer um curso superior na área, mas se você ainda não o fez, certamente deve-se às dificuldades inerentes a sua localização. Portanto, um ´paliativo´ seria estudar UML e uma metodologia ágil (e.g: XP) para estabelecer um processo de software.

Como você mencionou que tem tido muitas alterações depois do modelo de dados elaborado, acredito que você deve concentrar algum tempo para estudar análise de requisitos e gerenciamento de projetos (PMI).

Na verdade o assunto é complexo e extenso, e não vai eliminar as possibilidades de falhas, mas vai ajudá-lo bastante para aumentar o grau de acerto, bem como, na comunicação com seus Clientes.

Para não ficar parecendo um discurso acadêmico, mais tarde, irei relacionar alguns livros que você poderá adquirir para fortalecer os fundamentos que mencionei.


Responder

23/03/2006

Paullsoftware

no aguardo Aroldo! :wink:


Responder

23/03/2006

Thiago Vidal

amigos,

Este é um problema muito grave que eu tenho também. Já estudei muito UML, e orientação a objetos, em livros, e sites, mas até agora ainda não consegui ver um exemplo prático disso, como por exemplo um sistema simples de venda, com um ´cadastro de clientes e produtos´ apenas para repositorio de dados e uma ´tela de vendas´ com as regras de negocio propriamente ditas nas classes.

Os exemplos são sempre locadoras de veículos, TCarro herda de TVeiculo, etc, mas não vejo código disso, nem implementação visual (Forms).

Tudo bem, sistema orientado a objetos, não se usa DataSource e DBControls, tem que ser tudo na mão, mas na mão como? Carrega os dados no OnShow do Form e salva no OnClick do botão OK?

E a programação da classe, como seria um método TCliente.Save? apenas um ´insert into...´ com os valores dos campos?

---

Desculpem pela quantidade de perguntas, mas acho que não sou o único que aprendeu Delphi sem faculdade de informática, e que passa por essas dificuldades. O site oodesign.com.br tem um conteúdo muito bom sobre OO, mas sem exemplos práticos com aplicações comerciais e banco de dados.

Se alguém souber de alguma outra fonte de informações sobre estes assuntos, ou talvez puder escrever algum exemplo prático de um projeto de software, do diagrama de casos de uso e classes até a implementação das classes e dos forms, eu e acredito que a toda a comunidade Delphi estaremos muito agradecidos.

Obrigado.


Responder

23/03/2006

Aroldo Zanela

Colega,

Dependendo do porte da empresa que você trabalha, dificilmente verá, a curto prazo, um desenvolimento 100¬ OO, pois existe um descasamento de impedância entre os paradigmas de OO e Relacional. Por isso, que eu mencionei que o Paulo está ´saltando´ o levantamento de requisitos e elaboração do projeto para identificar as ´classes´, e somente após estas etapas será possível efetuar o mapeamento objeto-relacional, quer seja por meio de algum framework (intrusivo ou não) ou por código. O uso de UML não significa que você tenha de fazer um desenvolvimento totalmente OO, mas proporciona um meio de comunicação com força de contrato entre o Analista e o Cliente, capaz de garantir o entendimento dos requisitos.


Responder

23/03/2006

Paullsoftware

amigos, Este é um problema muito grave que eu tenho também. Já estudei muito UML, e orientação a objetos, em livros, e sites, mas até agora ainda não consegui ver um exemplo prático disso, como por exemplo um sistema simples de venda, com um ´cadastro de clientes e produtos´ apenas para repositorio de dados e uma ´tela de vendas´ com as regras de negocio propriamente ditas nas classes. Os exemplos são sempre locadoras de veículos, TCarro herda de TVeiculo, etc, mas não vejo código disso, nem implementação visual (Forms). Tudo bem, sistema orientado a objetos, não se usa DataSource e DBControls, tem que ser tudo na mão, mas na mão como? Carrega os dados no OnShow do Form e salva no OnClick do botão OK? E a programação da classe, como seria um método TCliente.Save? apenas um ´insert into...´ com os valores dos campos? --- Desculpem pela quantidade de perguntas, mas acho que não sou o único que aprendeu Delphi sem faculdade de informática, e que passa por essas dificuldades. O site oodesign.com.br tem um conteúdo muito bom sobre OO, mas sem exemplos práticos com aplicações comerciais e banco de dados. Se alguém souber de alguma outra fonte de informações sobre estes assuntos, ou talvez puder escrever algum exemplo prático de um projeto de software, do diagrama de casos de uso e classes até a implementação das classes e dos forms, eu e acredito que a toda a comunidade Delphi estaremos muito agradecidos. Obrigado.


é isso mesmo, vamos por uma pratica nas respostas, eu tenho pesquisado em sites e tutorias pela net e só tenho encontrado exemplos práticos de como funciona realmente a coisa, eu, até poderia tentar fazer um curso na área, entrar num curso cujo nome não quero mensionar, onde assistie apenas o 1º mês de aula, vendo que muitas dúvidas dos colegas de turma eu tirava já que o professor limitava-se apenas ao conteúdo da apostila... assim fica difícil, vc pagar uma fortuna por um curso e aprender o que tem num livro, assim é melhor comprar o livro :lol: ...
Eu dou aula de informática a 9 anos já dei cursos dos módulos mais diversos, mais nunca em toda minha vida de ´Instrutor´ nunca lí apostila pra aluno, até leio (Quando a aula é de IPD) tenho que recordar algumas coisas...
Mais curso como: PhotoShop, Flash, FireWorks, Delphi (Recentimente, não mais), Access, PowerPoint, Corel, entre outros mais básicos ou não. Sempre tornei minhas aulas práticas, no inicio da aula falo pro alunado: Pessoa o assunto da próxima aula é o da página xx quem poder dê uma lida em casa para aula ficar mais atrativa... :wink: entende o que quero dizer.
É, Existe uma série de fatores, que as vezes levam você a ter que se virar sozinho mesmo :!:


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar