Dois DBLookupComboBox - Tem como ligá-los?

03/04/2006

0

Pessoal,

Tenho dois formulários de cadastro com os seguintes campos:

- FORM ORGÃO
ID_ORG
N_ORG

- FORM SETOR
ID_SET
N_SET
TITULAR
FONE
ID_ORG (aqui usei um DBLookupComboBox para chamar os órgãos cadastrado)

Também tenho um outro formulário onde tenho que especificar o órgão e o setor correspondente. Então gostaria de usar dois DBLookupComboBox um para chamar os órgão e o outro os setores, acho que até aí tudo bem. Agora tem como eu ligar esse dois DBLookupComboBox, sendo que ao clicar no órgão escolhido o segundo mostre somente os setores que foram cadastro com aquele órgão? É possível?

Tentei assim:

procedure TFrmCadastroMinuta.DBComboOrgaoClick(Sender: TObject);
begin
DM.qrySetor.Close;
DM.qrySetor.SQL.Text := ´select ID_SET, N_SET from SETOR where ID_ORG = :V1´;
DM.qrySetor.ParamByName(´ID_ORG´).Value := DBLookupComboBox.KeyValue;
DM.qrySetor.Open;
end;

Mais deu error: “qrySETOR: Parameter ´ID_ORG´ not found´.

Também tentei ligar os dois através do ClietDataSet_SETOR, seguindo uma dica pesquisada na net, nas propriedade mastersouce e masterfields, deu certo entre ´´, porém, quando tentei abrir o meu cadastro de setor deu um error e não conseguir abrir, então pergunto aos amigos se não tem como fazer através do evento Onclick?

Lembrando que o campo onde o DBLookupComboBox receberá o valor é a chave da tabela no banco.

Alguém teria uma luz?

Valeu pela atenção


Jrcosmoluis

Jrcosmoluis

Responder

Posts

14/05/2006

Jrcosmoluis

Amigos só para deixar registrado,

Conseguir da seguinte forma:

Criei mais uma QUERY + DATASETPROVIDER + CLIENTDATASET + DATASOURCE chamados de SETORITENS e fiz a configuração normal no DBLookupComboBox. Depois fiz a configuração no CLIENTDATASETSETORITENS nas seguintes propriedades:

MASTERSOURCE: DataSourceOrgao
MASTERFIELDS: igualei os campos chaves das duas tabelas: ID_ORG <> ID_ORG

Valeu

:D


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar