Fórum dois forms com a mesma tabela em registros diferentes #170252
19/07/2003
0
outro dia ví no site do clube uma materia sobre 2 forms trabalhando na mesma tabela com registros diferentes ...
me interessei pois acho que não é possivel tal fassanha no caso acho eu que teria que trabalhar com duas tabelas ou duas querys e fiquei de acompanhar o tópico...
mas acabei esquecendo.... Alguem aqui sabe de alguma coisa sobre o assunto ....
Seria possivel trabalhar com dois forms uma tabela e dois registros abertos diferentes ?????????
espero resposta ...
me interessei pois acho que não é possivel tal fassanha no caso acho eu que teria que trabalhar com duas tabelas ou duas querys e fiquei de acompanhar o tópico...
mas acabei esquecendo.... Alguem aqui sabe de alguma coisa sobre o assunto ....
Seria possivel trabalhar com dois forms uma tabela e dois registros abertos diferentes ?????????
espero resposta ...
Midas
Curtir tópico
+ 0
Responder
Jdteichert
Quando eu preciso desse tipo de coisa, faço assim:
No DataModule ou no Form coloco dois componentes TTable apontando para a mesma tabela. Daí e só abrir as duas e navegar independentemente.
Ok!
No DataModule ou no Form coloco dois componentes TTable apontando para a mesma tabela. Daí e só abrir as duas e navegar independentemente.
Ok!
Responder
Gostei + 0
21/07/2003
Cal
Sim é possivel sim. Eu desenvolvi um sisteminha meia-boca que tem tem uns 8 forms, faz inclusão/consulta/exclusão em todos eles usando somente uma ttable em um dos forms. Dá um pouco de trabalho mas funciona perfeitamente.
Exemplo:
digamos q vc esteja usando um ttable
o form que vai possui essa tabel deve ser o primeiro a ser criado( Tipo crie um form para consulta, e coloque nele a table, dai vc cria uma tela de abertura´menu´, e deixa ele fechado)
digamos que o seu projeto tenha três forms: [b:d0b086ae31]cadastrocliente,cadastroproduto,cadastrofuncionario[/b:d0b086ae31].
ao criar os forms vc deve colocar na uses deles (aquela primeira apos a declaraçao da unit que vem coms system,graph,stdcontrol ect,ect,...) a declaração ´db´.
coloque tambem na outra uses da unit (aquela que vc colocar os forms que fazem referencia ) o nome da unit que contem a table.
Agora nos eventos formactive de cada form você deve colocar o seguinte:
tfrmcadcli.formactive(sender:theobject){Acho que deve ser mais ou menos assim}
begin
formpesquisa.tabela.active:=false;
formpesquisa.tabela.tablename:=tbclientes;
formpesquisa.tabela.active:=true;
end;
Ou seja toda vez que você entrar num form ele vai desativar a table trocar a tabela atual pela que vc quer(tipo vc estava usando cadprod e quer passar para a cadcli) e reativar a table.
O processo todo é um pouco trabalhoso mas funciona perfeitamente.
Espero ter ajudado :P
Exemplo:
digamos q vc esteja usando um ttable
o form que vai possui essa tabel deve ser o primeiro a ser criado( Tipo crie um form para consulta, e coloque nele a table, dai vc cria uma tela de abertura´menu´, e deixa ele fechado)
digamos que o seu projeto tenha três forms: [b:d0b086ae31]cadastrocliente,cadastroproduto,cadastrofuncionario[/b:d0b086ae31].
ao criar os forms vc deve colocar na uses deles (aquela primeira apos a declaraçao da unit que vem coms system,graph,stdcontrol ect,ect,...) a declaração ´db´.
coloque tambem na outra uses da unit (aquela que vc colocar os forms que fazem referencia ) o nome da unit que contem a table.
Agora nos eventos formactive de cada form você deve colocar o seguinte:
tfrmcadcli.formactive(sender:theobject){Acho que deve ser mais ou menos assim}
begin
formpesquisa.tabela.active:=false;
formpesquisa.tabela.tablename:=tbclientes;
formpesquisa.tabela.active:=true;
end;
Ou seja toda vez que você entrar num form ele vai desativar a table trocar a tabela atual pela que vc quer(tipo vc estava usando cadprod e quer passar para a cadcli) e reativar a table.
O processo todo é um pouco trabalhoso mas funciona perfeitamente.
Espero ter ajudado :P
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)