Fórum Drive Odbc para Firebird. #48599
27/12/2004
0
Baixei um driver Odbc para firebird (Firebird_odbc_1.2.069-Win32.exe) e rodei a instalação, agora gostaria de criar conexão com o banco no aplicativo através desse Odbc, no entanto agora não estou conseguindo utiliza-lo, ou seja, embora a instalação esteja em Arquivos de Programas não sei como criar o caminho para a conexão usando esse Odbc. alguém poderia me ajudar?
Amilton/pr
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
27/12/2004
Baixei um driver Odbc para firebird (Firebird_odbc_1.2.069-Win32.exe) e rodei a instalação, agora gostaria de criar conexão com o banco no aplicativo através desse Odbc, no entanto agora não estou conseguindo utiliza-lo, ou seja, embora a instalação esteja em Arquivos de Programas não sei como criar o caminho para a conexão usando esse Odbc. alguém poderia me ajudar?[/quote:2383faa738] :roll: No Windows, no ´Painel de Controle´, existe a opção ´Ferramentas administrativas´, dentro desta opção você encontra uma outra opção, a ´Fontes de dados (ODBC)´. Crie a sua conexão a partir dali! O 1º passo é escolher ´Add/Adicionar´, especificar o drive ODBC a utilizar(no caso o que você instalou) e então entrar com os dados que são requisitados...
Maicongabriel
Gostei + 1
Mais Posts
27/12/2004
Amilton/pr
mais uma coisa . . .
Os campos Data source Name, Driver, Database, Database Account, Password, role, enfim os dados do Odbc, existe algo padrão para essas informações?
Muito grato pela ajuda!!!!
Gostei + 0
28/12/2004
Maicongabriel
Data Source Name = Nome_da_Conexao Driver = ´deixe o que esta´ Database = Caminho_do_Banco Client = Caminho_da_Dll_Cliente Database Account = Ususario_de_acesso Password = Senha_do_Ususario Role = Role_de_acesso Character Set = Charset_do_banco Dialect = Dialeto_do_banco Por Exemplo: Caminho_do_Banco = 192.168.0.1:C:\sistema\banco.fdb Caminho_da_Dll_Cliente = C:\sistema\fbclient.dll Ususario_de_acesso = SYSDBA Senha_do_Ususario = masterkey Role_de_acesso = ´Preencha uma somente se você possuir uma´ Charset_do_banco = WIN1252 Dialeto_do_banco = 3
Gostei + 1
28/12/2004
Amilton/pr
depois no aplicativo onde eu associo essa configuração para que o sistema encontre o banco? No aplicativo uso um Data Module com o Componente IbDataBase com o IbTransaction o qual nos formulários utilizo IbDataSets associados ao IbDataBase.
Muito obrigado pela atenção . . .
Gostei + 0
28/12/2004
Gandalf.nho
depois no aplicativo onde eu associo essa configuração para que o sistema encontre o banco? No aplicativo uso um Data Module com o Componente IbDataBase com o IbTransaction o qual nos formulários utilizo IbDataSets associados ao IbDataBase.
Muito obrigado pela atenção . . .[/quote:af680bf608]
Só uma informação, IBDatabase não necessita de driver ODBC para acessar a base de dados pq acessa diretamente via API.
Gostei + 0
29/12/2004
Amilton/pr
No caso do acesso ao banco através do Odbc do Firebird então seria para ser utilizado com qual componente, de que forma?
SDS.
Gostei + 0
29/12/2004
Gandalf.nho
Gostei + 0
29/12/2004
Amilton/pr
Gostei + 0
06/01/2005
Amilton/pr
Gostei + 0
06/01/2005
Leonardoffsilva
Amilton, qual a versão do Delphi que você está usando. NA versão 6 você usa a paleta ADO, na 7 a dbGo.
Voce deverá usar em seu data module um TAdoConnection que será responsável pelo acesso ao FireBird. Use o Driver ADO para ODBC para apontar para o driver ODBC instalado. Depois é so referenciar as ADOQuery de toda a sua aplicação para o TAdoConnection do seu datamodule.
Agora uma dica. Para se ter uma boa performance usando ADO, deve-se tabalhar bem duas propriedades do AdoConnection e do AdoQuery: o CursorLocation e o MaxRecords. O CursorLocation refere-se ao cache dos dados lidos do servidor(ser usar server, os dados serão manipulados diretamente no servidor, se usar local, haverá um cache na maquina cliente e posterior escrita no servidor, o que as vezes acelara a aplicação). Mas esses recursos devem ser usados com muito cusidado. O Maxrecords refere-se a quantidade de regitros lidas de uma vez. Se você setar 50, e solicitar 5.000 registros. a ADOQuery so le de 50 em 50 o que alivia muito o trafego da rede. Se setar 0, ela lê a quantidade solicitada.
Abraços
Gostei + 0
06/01/2005
Amilton/pr
E no caso do BDE, como é o funcionamento?
Gostei + 0
07/01/2005
Leonardoffsilva
Dá muito problema, e é um projeto descontinuado.
Hoje, para aplicações Win32, em ordem de preferência, uso ADO e DbExpress.
Gostei + 0
11/07/2014
Marcelo Carvalho
Tenho um banco Firebird no servidor com uma aplicação ERP.
Em outra máquina subi o ReportServices para gerar relatórios externos. PReciso configurar o ODBC para que o ReportServices veja a base, etc. Mas não conecta nem a pau. Alguma dica? Desde já muito obrigado e perdão se é contra as regras abrir uma dúvida dentro de outra. Mas como o tópico é ODBC, creio não ser o caso.
At.,
Marcelo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)