GARANTIR DESCONTO

Fórum Drive Odbc para Firebird. #48599

27/12/2004

0

Seguinte . . .
Baixei um driver Odbc para firebird (Firebird_odbc_1.2.069-Win32.exe) e rodei a instalação, agora gostaria de criar conexão com o banco no aplicativo através desse Odbc, no entanto agora não estou conseguindo utiliza-lo, ou seja, embora a instalação esteja em Arquivos de Programas não sei como criar o caminho para a conexão usando esse Odbc. alguém poderia me ajudar?

Amilton/pr

Amilton/pr

Responder

Post mais votado

27/12/2004

[quote:2383faa738=´Amilton/Pr´]Seguinte . . .
Baixei um driver Odbc para firebird (Firebird_odbc_1.2.069-Win32.exe) e rodei a instalação, agora gostaria de criar conexão com o banco no aplicativo através desse Odbc, no entanto agora não estou conseguindo utiliza-lo, ou seja, embora a instalação esteja em Arquivos de Programas não sei como criar o caminho para a conexão usando esse Odbc. alguém poderia me ajudar?[/quote:2383faa738] :roll: No Windows, no ´Painel de Controle´, existe a opção ´Ferramentas administrativas´, dentro desta opção você encontra uma outra opção, a ´Fontes de dados (ODBC)´. Crie a sua conexão a partir dali! O 1º passo é escolher ´Add/Adicionar´, especificar o drive ODBC a utilizar(no caso o que você instalou) e então entrar com os dados que são requisitados...

Maicongabriel

Maicongabriel
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

27/12/2004

Amilton/pr

Blz. carinha . . .
mais uma coisa . . .
Os campos Data source Name, Driver, Database, Database Account, Password, role, enfim os dados do Odbc, existe algo padrão para essas informações?
Muito grato pela ajuda!!!!

Responder

Gostei + 0

28/12/2004

Maicongabriel

[quote:098745bfb2=´Amilton/Pr´]Os campos Data source Name, Driver, Database, Database Account, Password, role, enfim os dados do Odbc, existe algo padrão para essas informações?[/quote:098745bfb2]
Data Source Name = Nome_da_Conexao
Driver           = ´deixe o que esta´
Database         = Caminho_do_Banco
Client           = Caminho_da_Dll_Cliente
Database Account = Ususario_de_acesso
Password         = Senha_do_Ususario
Role             = Role_de_acesso
Character Set    = Charset_do_banco
Dialect          = Dialeto_do_banco

Por Exemplo:
  Caminho_do_Banco       = 192.168.0.1:C:\sistema\banco.fdb
  Caminho_da_Dll_Cliente = C:\sistema\fbclient.dll
  Ususario_de_acesso     = SYSDBA
  Senha_do_Ususario      = masterkey
  Role_de_acesso         = ´Preencha uma somente se você possuir uma´
  Charset_do_banco       = WIN1252
  Dialeto_do_banco       = 3

Responder

Gostei + 1

28/12/2004

Amilton/pr

Blz.
depois no aplicativo onde eu associo essa configuração para que o sistema encontre o banco? No aplicativo uso um Data Module com o Componente IbDataBase com o IbTransaction o qual nos formulários utilizo IbDataSets associados ao IbDataBase.
Muito obrigado pela atenção . . .

Responder

Gostei + 0

28/12/2004

Gandalf.nho

[quote:af680bf608=´Amilton/Pr´]Blz.
depois no aplicativo onde eu associo essa configuração para que o sistema encontre o banco? No aplicativo uso um Data Module com o Componente IbDataBase com o IbTransaction o qual nos formulários utilizo IbDataSets associados ao IbDataBase.
Muito obrigado pela atenção . . .[/quote:af680bf608]

Só uma informação, IBDatabase não necessita de driver ODBC para acessar a base de dados pq acessa diretamente via API.

Responder

Gostei + 0

29/12/2004

Amilton/pr

Tá. Uso o IbDataBase para acessar o banco através de um arquivo .INI.
No caso do acesso ao banco através do Odbc do Firebird então seria para ser utilizado com qual componente, de que forma?

SDS.

Responder

Gostei + 0

29/12/2004

Gandalf.nho

ODBC é mais comum associado ao BDE, mas se você usa IBX mantenha assim pq o desempenho certamente será melhor

Responder

Gostei + 0

29/12/2004

Amilton/pr

Entendi, mas quero compreender esse processo . . . então usando o odbc do firebird quais componentes devo utilizar para configurar o aplicativo para acessar as tabelas e, na configuração do Odbc no Bde tem as palhetas Databases onde crio os alias e Configuration onde encontro o firebird/Interbase(r) Driver, como faço essa configuração pra mim poder trabalhar usando o BDE/Odbc do Firebird!!!!

Responder

Gostei + 0

06/01/2005

Amilton/pr

Poderíamos continuar esse tópico?

Responder

Gostei + 0

06/01/2005

Leonardoffsilva

Para usar ODBC no Delphi existem dois caminhos: BDE e ADO. Eu prefiro ADO por ser uma camada mais fina, e por ser padrão MS, quer dizer, feita pelo mesmo fabricante do sistema operacional da sua aplicação.
Amilton, qual a versão do Delphi que você está usando. NA versão 6 você usa a paleta ADO, na 7 a dbGo.
Voce deverá usar em seu data module um TAdoConnection que será responsável pelo acesso ao FireBird. Use o Driver ADO para ODBC para apontar para o driver ODBC instalado. Depois é so referenciar as ADOQuery de toda a sua aplicação para o TAdoConnection do seu datamodule.
Agora uma dica. Para se ter uma boa performance usando ADO, deve-se tabalhar bem duas propriedades do AdoConnection e do AdoQuery: o CursorLocation e o MaxRecords. O CursorLocation refere-se ao cache dos dados lidos do servidor(ser usar server, os dados serão manipulados diretamente no servidor, se usar local, haverá um cache na maquina cliente e posterior escrita no servidor, o que as vezes acelara a aplicação). Mas esses recursos devem ser usados com muito cusidado. O Maxrecords refere-se a quantidade de regitros lidas de uma vez. Se você setar 50, e solicitar 5.000 registros. a ADOQuery so le de 50 em 50 o que alivia muito o trafego da rede. Se setar 0, ela lê a quantidade solicitada.

Abraços

Responder

Gostei + 0

06/01/2005

Amilton/pr

Blz carinha . . .
E no caso do BDE, como é o funcionamento?

Responder

Gostei + 0

07/01/2005

Leonardoffsilva

Amigo, a um bom tempo não uso BDE.
Dá muito problema, e é um projeto descontinuado.
Hoje, para aplicações Win32, em ordem de preferência, uso ADO e DbExpress.

Responder

Gostei + 0

11/07/2014

Marcelo Carvalho

Leonardo tudo bom?

Tenho um banco Firebird no servidor com uma aplicação ERP.

Em outra máquina subi o ReportServices para gerar relatórios externos. PReciso configurar o ODBC para que o ReportServices veja a base, etc. Mas não conecta nem a pau. Alguma dica? Desde já muito obrigado e perdão se é contra as regras abrir uma dúvida dentro de outra. Mas como o tópico é ODBC, creio não ser o caso.

At.,

Marcelo
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar