Fórum Driver dbexpress para Firebird da UIB #44535
28/05/2004
0
Algum de vcs está utilizando, ou pelo menos testando, o driver dbexpress da UIB com o Firebird ? Se sim poderiam relatar como ele tem se comportado ?
Tenho andado meio preocupado com a futura compatibilidade do Firebird com o driver nativo da Borland para IB... tenho, inclusive, testado bastante a Zeos por este motivo, mas a Zeos tem um problema crítico(know bug) com os TDataSetProvider, não permitindo, pelo menos por equanto, aplicações em 3 camadas...
Se puderem opinar ficarei muito grato.
Abraços.
Vinicius.
Vinicius2k
Curtir tópico
+ 0Posts
30/05/2004
Bon Jovi
Tb fico preocupado com essas coisas q vc falou.
Sobre Zeos, realmente, Midas é indispensável. Nunca usaria Zeos até q tenha uma versão bastante confiável e madura pro IProvider.
O melhor que acho hoje (futuro mais seguro) é o FirebirdNETProvider, pra Ado.Net. Mas como é mundo .Net, então só uso pra projetos novos.
Pra aplicações antigas usando Firebird, ainda não tive necessidade de mudar pra Fb1.5. Mantenho com Firebird 1.0.3, usando os componentes do próprio Delphi Interbase Data Access + Midas.
Gostei + 0
30/05/2004
Vinicius2k
Eu sei q o IBX funciona perfeitamente com o FB 1.5 (já fiz várias horas de teste) mas, basicamente, meus projetos são modularizados... e o dbexpress facilita muito minha vida pq quando um cliente ´de peso´ adquire os módulos, quer ter e dispoe de recursos para adquirir bancos tbm ´de peso´ como oracle e sql server... já quando o cliente não quer ou não pode adquirir um banco uso o firebird 1.5 (antes era ib 6 , depois fb 1.0.3, mas a performace do 1.5 é bem superior)... eu só mudo um arquivo .ini e pronto... minha aplicação rodando perfeita no banco de preferencia do cliente... Por isso a Zeos me parece uma alternativa com uma boa proposta, rápida e ´multi-banco´ , mas me parece ainda instável com bases grandes (apenas testes)... ainda não dá pra confiar nela, como do DBX...
É um dilema, mas acho q foi permanecer com o DBX por enquanto... caso o firebird não seja mais compatível nas próximas versões fico com a 1.5 até ter um driver confiável... o UIB parece bom, mas ainda é cedo pra ter certeza...
Obrigado por responder bon jovi !
T+
Gostei + 0
31/05/2004
Bon Jovi
[color=darkblue:b13d6fb7fb][b:b13d6fb7fb][size=9:b13d6fb7fb] procedure TGlobalDB.SetConnection(ParametrosConexao: TParametrosConexao);
function TGlobalDB.ExecSQL(SQLText: string): integer;
procedure TGlobalDB.Open(ClientDataSet: TClientDataSet); overload;
procedure TGlobalDB.Open(SQLText: string; ClientDataSet: TClientDataSet); overload;
function TGlobalDB.Open(SQLText: string): TClientDataSet; overload;
etc...[/size:b13d6fb7fb][/b:b13d6fb7fb][/color:b13d6fb7fb]
Open por exemplo é uma funcao de biblioteca (não amarrada à aplicação) q internamente vai usar o descendente de TDataSet correspondente ao banco e tecnologia de acesso que for configurado pra ser usado (em INI como vc faz tb), ou seja, TSQLQuery ou TIBQuery ou TADODataSet, etc..., abrindo a query de classe correspondente ao TCustomConnection escolhido e por fim retornando os dados via ClientDataSet pra manipulação. O mesmo esquema nas outras funções. Assim não fica amarrado nem ao banco e nem à tecnologia de acesso.
Gostei + 0
31/05/2004
Vinicius2k
Muito interessante sua solução ! Boa mesmo !
Com isso vc pode usar o melhor componente de acesso para cada banco... IBX para IB... ADO para SQLServer... etc
Parabéns Bon Jovi!
Gostei + 0
31/05/2004
Afarias
É comercial eu sei... mas dependendo do caso pode valer o investimento.
T+
Gostei + 0
31/05/2004
Vinicius2k
O preço não parece tão ´puxado´, realmente, pode valer a pena...
T+
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)