GARANTIR DESCONTO

Fórum Duplicaçaão de campo #205612

10/01/2004

0

olá, para todos.
Sou iniciante (iniciante mesmo) em delphi e gostaria que alguém me enviasse um código para não deixar a duplicação de um campo. A apostila que tenho ensina um exemplo, mas quando vou compilar o projeto apresenta um erro(referente a memória ou algo parecido); o único jeito que achei foi remover o código do projeto. Outro problema que enfrento é quanto uma pesquisa. No exemplo da apostila que tenho, se eu cadastrar uma pessoa com o nome FÉLIX e tentar localizar FELIX (sem acento) não consigo encontrar o nome. Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Félix.

[color=green:28ddf2cd9e][b:28ddf2cd9e]Título Editado conforme prevê as regras de conduta - regras 2 e 4[/b:28ddf2cd9e][/color:28ddf2cd9e]

Prffelix

Prffelix

Responder

11/01/2004

Tnaires

Olá Félix
Em primeiro lugar, se vc não quiser q os moderadores do fórum lhe puxem a orelha, não use letras maiúsculas no título do fórum e nem use títulos como o q vc colocou (me ajudem, etc.).
Acredito q vc não quer valores de campos duplicados dentro dos registros da tabela, não é? Normalmente os programas q se usam para criar bancos de dados oferecem essa opção, bastando vc ajustar essa propriedade (uma chave primária, por natureza, não permite valores iguais em registros diferentes). Porém, apresento uma sugestão para controle via código:
- primeiramente, crie um Query no projeto com o seguinte sql:
SELECT * FROM TABELA
WHERE CAMPO LIKE :VALOR

- após isso, crie uma função no Delphi:
// Exemplo com string; pode ser com inteiro, data, etc.
function ValorCampoExistente(valor: string): boolean;
begin
  Query1.Close;
  Query1.ParamByName(´VALOR´).AsString := valor;
  Query1.Open;
  Result := not Query1.IsEmpty;
end;

- na rotina de cadastro, poderia ficar assim:
...
  if ValorCampoExistente(´Valor Digitado´) then
    ShowMessage(´Este campo não permite valores duplicados.´);
...

Por favor, me desculpe se eu entendi sua dúvida errado.