Fórum Duvida, ClientDataSet #346124
16/09/2007
0
Olá pessoal, estou fazendo um trabalho de faculdade, cuja primeiro momento nao posso usar banco de dados, estou usando um arquivo binário como se fosse um banco de dados.
E usando o ClientDataSet, consigo alterar e excluir registros, mas nao sei como inserir... Alguém poderia me ajudar, desde já agradeço!
E usando o ClientDataSet, consigo alterar e excluir registros, mas nao sei como inserir... Alguém poderia me ajudar, desde já agradeço!
Skide
Curtir tópico
+ 0
Responder
Skide
Só completando, eu apenas consegui inserir dados por dbgrid, e queria fazer por ClientDataSet para ficar em uma janela separada e bem melhor.
Responder
Gostei + 0
16/09/2007
Fabiano Góes
e ai skide beleza ?
vou dar um pequeno exemplo:
supondo que já tenha adicionado os TFields do ClientDataSet com:
duplo clique -> New field
Claro que esse é um exemplo bem basico de como executar os metodos,
agora para cada metodo você pode criar as validações necessárias.
acho que esse exemplo já dá pra começar qualquer só postar faloww.
abraço !!!
vou dar um pequeno exemplo:
supondo que já tenha adicionado os TFields do ClientDataSet com:
duplo clique -> New field
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); begin if FileExists(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´Arquivo.DB´) then ClientDataSet1.LoadFromFile(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´Arquivo.DB´) else ClientDataSet1.CreateDataSet; ClientDataSet1.Open; end; procedure TForm1.FormClose(Sender: TObject; var Action: TCloseAction); begin ClientDataSet1.SaveToFile(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´Arquivo.DB´); ClientDataSet1.Close; end; procedure TForm1.btnInsertClick(Sender: TObject); begin // Insert ClientDataSet1.Open; ClientDataSet1.Append; end; procedure TForm1.btnSaveClick(Sender: TObject); begin // Save if ClientDataSet1.State in [dsInsert, dsEdit] then begin ClientDataSet1.Post; ClientDataSet1.SaveToFile(ExtractFilePath(Application.ExeName) + ´Arquivo.DB´); end; end; procedure TForm1.btnEditClick(Sender: TObject); begin // Edit if ClientDataSet1.Actve then ClientDataSet1.Edit; end; procedure TForm1.btnInsertClick(Sender: TObject); begin // delete if ClientDataSet1.Active then ClientDataSet1.Delete; end; procedure TForm1.btnCancelClick(Sender: TObject); begin // cancel if ClientDataSet1.State in [dsInsert, dsEdit] then ClientDataSet1.Cancel; end;
Claro que esse é um exemplo bem basico de como executar os metodos,
agora para cada metodo você pode criar as validações necessárias.
acho que esse exemplo já dá pra começar qualquer só postar faloww.
abraço !!!
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)