GARANTIR DESCONTO

Fórum Dúvida com componentes MDO #357187

15/04/2008

0

Oi.

Tenho uma aplicação com os seguintes componentes:

MDODataBase, MDOTransaction, MDOQuery, ProviderDataSet, ClientDataSet, e controles conscientes de dados.

O problema é que toda vez que inicio o projeto, aparece a mensagem ´Database not Assigned´.

Após isso, a aplicação abre-se normalmente e consigo reativar minha Query e meu ClientDataSet.

Mas essa mensagem nunca deixa de ser mostrada.

Utilizo Firebird 1.5 + Delphi 7 + Componentes de Acesso MDO.

Alguém sabe o motivo?

Jonathan Bispo

Jonathan Bispo

Responder

17/04/2008

Emerson Nascimento

talvez porque você sempre salve seus projetos com as conexões abertas - o que altamente desaconselhável.

outro motivo pode ser por conta de você ter a conexão num form que ainda não esteja aberto no momento em que o Delphi cria o form com os datasets.
por exemplo:
dm -> aqui estão os componentes de conexão.
form1 -> aqui estão os componentes de acesso aos dados.
quando você abre o projeto, o Delphi pode estar abrindo os forms na seguinte sequência: form1, depois dm. e quando o form1 foi aberto (estando os datasets abertos) ele não conseguiu alcançar a conexão, visto que o dm ainda não estava aberto. entendeu?

de qualquer forma, sugiro gravar seu projeto com a conexão fechada.

Responder

Gostei + 0

17/04/2008

Jonathan Bispo

Então você acha melhor eu salvar meus projetos com os datasets fechados e incluir, por exemplo, no evento OnCreate do Form um código para abrí-los?

Responder

Gostei + 0

18/04/2008

Sourcecode

Sem querer dizer que os componentes MDO são ruins, mas já dizendo, tive muitos problemas com eles, pra mim depois de experimentar TUDO no que se refere a conexão com o firebird, a solução que mais me agradou foi o FIB, sem dúvidas a melhor camada de acesso ao firebird.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar