Fórum duvida com controle de estoque #445523

14/06/2013

0

Preciso de uma ajuda dos amigos do forum para a seguinte situacao.

preciso controlar o estoque de tintas.
entao a entrada é feita em latas de 900ml, damos entrada em unidades por exemplo 2 latas, porem a baixa é feita em ml,
o pessoal lança no sistema 0,225 ou 0,450 ou 0,750, porem se tiver 4 saidas de 0,225, o sistema vai baixar 0,900 e nao nao 1 unidade, se o quantidade da lata fosse 1000ml, daria certo, porem nesses casos, nao, alguem tem alguma sujestao de como controlar isso ?

Obrigado
Felipe Ip

Felipe Ip

Responder

14/06/2013

Joel Rodrigues

Rapaz, estou pensando aqui em uma forma mais complicada, mas antes vejamos se uma mais simples não te serve:
Você tem as unidades de cada tinta no estoque, certo? 1 lata, 2 latas, etc.
E se quando você fizer a saída de uma quantidade, der baixa no estoque de forma percentual? Por exemplo:
Saiu 0,225. Logo, dá baixa em 1/4 de lata (que vale 0,25 ou 25%). Assim, quando você fosse ver o estoque, teria 1,75 lata ou 1,5 lata e por aí vai.
Seu pra sacar a ideia?
Responder

Gostei + 0

17/06/2013

Guilherme Wiethaus

Ola companheiro,

Eu já fiz algo um pouco parecido com isto, só que em controle de reagentes na época que eu fazia mestrado de química. eu era desenvolvedor de sistemas e a minha vida toda foi dedicada as duas áreas.

Bom, existem situações de casos ai. Primeiro tem que considerar uma baixa negativa (quando se tira mais que o necessário, isto acontece geralmente com líquidos viscosos que derrama, etc, então nunca terá precisão na sua baixa por volumes - depende também do sistema usado para verter o liquido). Tem a baixa positiva para tanto você acaba tirando menos do que o contabilizado e quando for ver ainda possui líquido no recipiente embora no seu sistema indique que não possui mais nada. Para isso requer nos eu sistema o ajuste de estoque.

A baixa é simples só requer programação e muita paciência. Você deve cadastrar a quantidade de itens, a capacidade mL, kg, etc para cada unidade. A tinta de marca A é diferente da tinta de marca B, embora sejam preta, portanto deve ter entradas diferentes no seu cadastro de estoque, ainda m ais que tem códigos de barras diferentes e fabricantes diferentes.

Ao baixar uma determinada quantidade, você terá que informar de qual recipiente está baixando, tanto é que cada recipiente pode ter seu prazo de validade, vindo de lotes diferentes, então para este tipo de estoque deve se informar isto. Uma técnica é baixar pela data mais antiga de um lote disponível, assim evitará de pegar itens novos enquanto outros estão vencendo.

Existem outros sistemas que consideram não por quantidades de itens no estoque mas por volume ou peso. Só que deve levar em consideração que deve agregar os itens de mesmo lote, mesma marca e fabricante. Assim leva em consideração quantidade x capacidade = capacidade total do estoque (mL, kg,...). Ao baixar só informa o código e baixa por volume. (Pelo seguinte, você informa a quantidade de itens e sua capacidade de cada lata, apenas informativo, mas sempre que entrar um novo item irá inserir o volume total ou capacidade total a cada entrada de item, já que o sistema sabe qual a capacidade da unidade da lata.

Existem outras questões se o mesmo fabricante de mesma marca e modelo, vende latas de capacidade de 900 mL e outro de 400 mL...Lançamentos no estoque deve ser feito diferentes, pois são produtos diferentes e ai mora a complicação, mas podendo se levar em consideração o que foi escrito anteriormente também.

Eu fiz este sistema para controle do estoque de reagentes, para se programar na compra, o que complicava, pois os reagentes na universidade mantinha-se um estoque em almoxarifado geral comum a toda uni, mas separado por departamento. Eu controlava apenas o nosso do laboratório. Isto era necessário por questão de segurança, pois o Almoxarife era quase que numa casa-mata (buncker). Imagine se paga fogo alguma coisa e está dentro do departamento de química? Entao isto controlava o que é nosso e o que é dos outros.

Abraços.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar