Fórum Dúvida de como fazer registros #231014

09/05/2004

0

Ola! eu estou fazendo um aplicativo para estudo, ele serviria para um controle bibliotecario, numa tabela eu faço o cadastro dos alunos dos alunos, numa outra eu cadastro os livros e numa terceira eu registro a saida dos livros, quem pegou e qual livro pegou, data de devolção, etc.
Queria saber como fazer para quando um aluno retirar um livro e for feito o registro da saida do livro na tabela de saida de livros, registre também na tabela do cadastro de alunos
os livros que o aluno pegou, de uma forma que fique registrado todos os livros que ele vai pegando durante o ano. como faço isso e que tipo de campos devo usar?
A outra pergunta. no tabela de saida de livros tenho um campo para a data de saída, e um para a data de devolução, como eu faço para que a data de devolução seja preenchida
automaticamente para 10 dias após a data de retirada?
Agradeço a ajuda de todos!muito obrigado pela atenção!

Jorgerock

Jorgerock

Responder

09/05/2004

Renaldo

primeiro vc precisa aprende relacionamento entre tabelas, chaves primárias e estrangeiras.
depois para entender melhor, procure um livro que ensine a criar uma aplicação comercial, para vc ver a utilização das chaves/relacionamentos.

não basta saber pascal, tem que conseguir pensar!!

Responder

Gostei + 0

09/05/2004

Chico Gois

Neste site tem um exemplo com fonte pra voce poder dar uma olhada

http://www.edudelphipage.com.br/

T+

Responder

Gostei + 0

10/05/2004

Thomaz_prg

Queria saber como fazer para quando um aluno retirar um livro e for feito o registro da saida do livro na tabela de saida de livros, registre também na tabela do cadastro de alunos 
os livros que o aluno pegou, de uma forma que fique registrado todos os livros que ele vai pegando durante o ano. como faço isso e que tipo de campos devo usar? 

Primeiro, você deve ter uma outra tabela, onde serão lançados os dados dos livros que foram pegos pelo aluno.
Exemplo da Estrutura da Tabela: Nome da Tabela=historico
codaluno = Código ou Matrícula do Aluno
datap = Data em que o livro foi pego
codlivro = Códigodo livro que foi pego
datad = Data em que o livro foi devolvido

Cria-se um relacionamento entre o cadastro de aluno e esta tabela, sendo que, ao consultar a ficha do aluno, ou gerar um relatório, após serem mostrados os dados do aluno, sejam mostrados os dados desta tabela, sendo elas referentes ao aluno.

Por exemplo, se o codigo do aluno fosse 1, para resgatar as informações da tabela acima, usando uma query, poderia fazer da seguinte forma:

Select * from HISTORICO where codaluno=1

E qdo for lançada a saída de um livro, automaticamente é incluído um registro na tabela ´Historico´; e qdo este livro é devolvido, o registro referente na tabela Historico também é alterado, buscando-se pelo ´codlivro´ e pela ´datap´

A outra pergunta. no tabela de saida de livros tenho um campo para a data de saída, e um para a data de devolução, como eu faço para que a data de devolução seja preenchida 
automaticamente para 10 dias após a data de retirada? 

Basta somar 10 na data de saída do livro.

Não esqueça de que, o que os colegas citaram acima é de suma importância, e, acho que vc deveria mesmo pesquisar mais sobre o assunto. Bom, espero ter ajudado ao menos um pouco.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar