Fórum duvida de iniciante #321191

11/05/2006

0

eu tenho tres tabelas :

medico(cod_med,nome)
medico_convenio(cod_med,cod_conv)
convenio(cod_conv,descricao)

ou seja um medico tem um ou muitos convenios. Aminha pergunta é com faco para que eu possa cadastrar todos os convenio de um medico em uma grade.

eu sei que tenho que ter um dblookupcopmbobox dentro de uma grade, mas como coloca-lo dentro da dbgrid. :?:

obrigado

Pereiramarcos

Pereiramarcos

Responder

12/05/2006

Paullsoftware

Relacionando todas as tabelas você poderá cadastrar sem problemas...
Quanto a colocação de dblookup dentro do grid, existe alguns artigos no portal da clubedelphi que mostra como fazer...

Que tecnologia vc usar, IB/FB???

Responder

Gostei + 0

12/05/2006

Martins

Acho q vc poderia pensar em usar Master/Detail, e poderia fazer uma busca sobre Segredos do DBGrid, vc pode conseguir muita coisa interessante, a princípio vc poderia fazer o relacionamento das tabela 1 x N.

Boa sorte!

Responder

Gostei + 0

13/05/2006

Pereiramarcos

Relacionando todas as tabelas você poderá cadastrar sem problemas... Quanto a colocação de dblookup dentro do grid, existe alguns artigos no portal da clubedelphi que mostra como fazer... Que tecnologia vc usar, IB/FB???

Uso FB 1.5 com Dbexpress. Obrigado pela atenção

Como relacionar todas as tbalelas ?

Responder

Gostei + 0

13/05/2006

Pereiramarcos

obrigado a todos. vou continuar procurando.

Responder

Gostei + 0

13/05/2006

M@gnun

alter table MEDICO_CONVENIO
add constraint NOME_DA_CONSTRAINT foreign key (COD_MED) references MEDICO (COD_MED)

add constraint NOME_DA_CONSTRAINT foreign key (COD_CONV) references CONVENIO (COD_CONV)

pelo que entendi, acho q eh isso q vc quer...

quanto ao grid, como vc tah usando dbx coloca um table, aí dah pra alterar direto no grid, porém, eu acho que assim fica muito relachado, o usuario digita ali o que ele quer e fica dando mensagem de erro depois ... eu faria um ´formzinho´ de alteração aí chamaria ele com um speedbutton, tipo aqueles com ´...´ q tem em algumas propriedades do object inspector ...

flw

Responder

Gostei + 0

13/05/2006

Pereiramarcos

[quote:e5a7a46514=´m@gnun´]alter table MEDICO_CONVENIO
add constraint NOME_DA_CONSTRAINT foreign key (COD_MED) references MEDICO (COD_MED)

add constraint NOME_DA_CONSTRAINT foreign key (COD_CONV) references CONVENIO (COD_CONV)

pelo que entendi, acho q eh isso q vc quer...

quanto ao grid, como vc tah usando dbx coloca um table, aí dah pra alterar direto no grid, porém, eu acho que assim fica muito relachado, o usuario digita ali o que ele quer e fica dando mensagem de erro depois ... eu faria um ´formzinho´ de alteração aí chamaria ele com um speedbutton, tipo aqueles com ´...´ q tem em algumas propriedades do object inspector ...

flw[/quote:e5a7a46514]

obrigado m@gnum, mas as tabelas ja estao relacionadas.
e justamente o que eu nao quero fazer um outro form.

se estou cadastrnado um medico nas mas eficiente que eu cadastrar seus convenios no ato do seu cadastro.

ou seja, um medico tem um ou muitos convenios.

logo preciso das tabelas medico(cod_med,nome,...)
convemios(codconv,descricao,...)
medico_convenio(cod_med,codconv) esta ultima fara aligacao de medico com muitos convenios.

espera ter esclarecido a minha duvida e mais uma vez obrigado.

ps.: imagina voce numa grade onde aparece uma dbcombo, para voce escolher os convenios

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar