Fórum Duvida de Qual BD utilizar #454638
09/09/2013
0
Estou criando um sistema em delphi com base de dados firebird ou Mysql, quero fazer o acesso do banco via data center, ou seja, tenho um servidor no meu escritório e vou acessar o banco da maquina que fica em 3 endereços diferentes , como faço essa conexão.
Qual banco melhor para esse tipo de aplicação. Pelo que vejo o Mysql esta bem limitado e o Firebird mais flexível, a aplicação sera desktop e futuramente web.
Gostaria de utilizar componentes do próprio Delphi 7 e não utilizar terceiros.
Vou desenvolver o sistema utilizando data snap, ou se alguém tiver alguma outra sugestão.
Se alguém puder me ajudar fico grato.
Agradeço a atenção.
Marcos amaral
Marcos Amaral
Curtir tópico
+ 0Posts
10/09/2013
Marcos Oliveira
Creio que os dois bancos de dados irão te atender. Como você disse, o MySQL está mais limitado do que o FireBird, mas tem outros bons bancos de dados free por aí. Um que te indico é o PostGreSQL, que além de ser free, é muito robusto. Porém, recomendo a você utilizar uma versão do Delphi mais recente, como a XE2, XE3 ou XE4, que já tem acesso nativo para esses bancos de dados, e melhorias com relação ao acesso via DataSnap. Realmente você terá que usar DataSnap se quiser um acesso multicamadas, como acesso via WEB. Aqui mesmo no DevMedia tem muito conteúdo sobre DataSnap.
Att,
Marcos
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Amaral
Agradeço sua atenção, deixa eu tirar uma duvida, o PostGreSQL é bom para acesso para internet, pois estou pensando em trabalhar tambem como radphp que é da famila do Delphi.
Qual versão voce me indicaria do PostGreSQL.
Abraços
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Amaral
Se voce tiver algum email ou outro contato para que eu posso esta sempre em contato com voce agradeceria, pois andei pegando uns cara meio que aventureiros aqui e voce esta sendo o mais coerente e esta atendendo minhas expectativas.
abraços
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Oliveira
Creio que no seu caso, todos irão atender. O MySQL é considerado mais rápido do que o PostGres. Tanto que ele é muito mais usado para internet do que o PostGres. Mas, se você usar DataSnap, você tem que levar em consideração a velocidade do servidor, a velocidade da internet, e a quantidade de dados trafegados na rede.
Você terá que ver primeiro, qual sua necessidade. O volume de dados é muito grande? Se for um volume pequeno, qualquer banco vai te atender perfeitamente.
Com relação à limitação, pelo que eu sei (posso até estar enganado), depois que foi adquirido pela Oracle, o MySQL ficou mais limitado, já que a própria Oracle disponibiliza uma versão paga, com mais recursos. O FireBird e o PostGreSQL por serem totalmente FREE não possuem nenhuma limitação. Estude bastante sobre cada um, seus pós e contras, e analise as suas necessidades com calma, e tente encontrar o que for melhor antes de começar o projeto. Perca horas, e muitas horas fazendo análises, porque depois de iniciado o projeto, fica mais complicado trocar o banco de dados.
Att,
Marcos
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Amaral
Agradeço sua atenção, a aplicação em si não é muito grande, mas o fluxo de dados vai ser grande.
Um duvida que tenho com relação a isso é: Como configurar o servidor para esse tipo de serviço,?
Estou usando a versão 5.0.45 do MySQL, foi a que melhor se adaptou, tanto que aqui nos fóruns indicaram ela;
Pelo que estou vendo também a versão do delphi que esta mais completa é a XE3, onde na vídeo aula que estou assistindo o Guinter Pauli essa essa versão e com MySQL, estou procurando trabalhar com componentes do próprio delphi;
Sua ajuda esta sendo muito útil para mim, pois como já tenho o desenho do banco de dados, vou fazer a analise que você mencionou, mas acho que vou acabar mesmo indo para o MySql, quero fugir da Microsoft (heheheh).
Mais uma vez agradeço sua atenção, e desculpe ficar incomodando.
Abraços
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Oliveira
Não é incomodo nenhum. Estamos aqui pra ensinar e aprender!
Abraço!
Marcos
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Amaral
Estou baixando a video aula do Guinther Pauli sobre esse assunto, ja tinha baixado para Delphi 7, mas achei meio arcaico, estou baixando essa que ja é para o Deplhi novo, pela aula que assisti o negocio mudou bastante, praticamente o Delphi faz tudo sozinho.
Como ainda estou no inicio do projeto da para modelar dentro dessa plataforma.
Agradeço sua atenção, muito boas suas sugestões.
Abraços
Marcos
Gostei + 0
10/09/2013
Marcos Oliveira
Att,
Marcos
Gostei + 0
15/09/2013
Marcos Amaral
Amigo venho de novo te pedir uma ajuda, consegui fazer o que eu queria, fazer as conexões de banco remota, vou usar o FireBird, pois o Mysql esta bem limitado, só pagando para ter recursos dele, uma pena.
O meu problema agora é o seguinte, quando subo a aplicação me aparece a mensagem: Connection Closed Garcefully, todas as portas ja estão configuradas no roteador o no firewall. Fiz um teste aqui na minha maquina e também aparece o erro quado uso o host externo, fiz o host pelo no-ip, não sei se é bom, vi alguns comentários aqui no devmedia que muita gente usa o mesmo.
Quando eu conecto pelo ibexpert conecta belezinha, mas pelo sistema não, estou fazendo as aula do Guinther Pauli, inclusive esta em andamento as aulas.
Voce pode me ajudar?
Agradeço sua atenção.
Marcos
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)