Fórum [Duvida] Duvida com msg de requirido no JSF #406500
12/08/2011
0
tenho 3 campos, dois de texto e e uma combo...
os 3 sao requiridos, se eu nao escrever nada em nenhum e nems elecionar na combo ao tenatr salvar aparece msg de requerido nos campo text, mas nada na combo, dai preencho a os campo text e tento salvar, dai fica carregando e aparece a msg no combo dizendo que ele requerido, pq o combo tem toda essa demora?
alguém sabe?
Wisley Souza
Curtir tópico
+ 0Posts
15/08/2011
Robson Teixeira
att
robson
Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
<c:if test="#{type=='combo'}"> <h:selectOneMenu id="#" value="#" styleClass="#{readOnly!=true and disabled!=true?'selecionavel':''} #{limpavel==true?'limpavel':''} #{validadores == null ? '' : validadores}" converter="#" onchange="#" required="#" requiredMessage="#{msgSistema.msgFieldObrigatorio}" rendered="#{rich:isUserInRole(roles)}" disabled="#" style="width:#{size==null?100:size}px;"> <f:selectItem itemLabel="#{msgSistema.lblSelecione}"/> <f:selectItems value="#"/> <rich:beanValidator/> </h:selectOneMenu> <h:outputText value="#" rendered="#{!rich:isUserInRole(roles)}" styleClass="inputFiltro"/> </c:if>como pode ver, não utilizo immediate...
agora meu código na página:
<ui:include src="/pages/geral/template/paginas/campo.xhtml"> <ui:param name="type" value="combo" /> <ui:param name="label" value="#{msgFeriado.lblPais}:" /> <ui:param name="fieldId" value="pais" /> <ui:param name="value" value="#{mBeanManterFeriado.feriado.pais}" /> <ui:param name="size" value="150" /> <ui:param name="roles" value="CADASTRAR_FERIADO" /> <ui:param name="selectItems" value="#{mBeanManterFeriado.comboPaises}" /> <ui:param name="converter" value="#{mBeanManterFeriado.converterPais}" /> <ui:param name="limpavel" value="true" /> <ui:param name="validadores" value="{validate: {required: true}}" /> <ui:param name="required" value="true" /> <ui:param name="styleCombo" value="comboSelecione" /> </ui:include>Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
meu código de combo:
<c:if test="#{type=='combo'}"> <h:selectOneMenu id="#" value="#" styleClass="#{readOnly!=true and disabled!=true?'selecionavel':''} #{limpavel==true?'limpavel':''} #{validadores == null ? '' : validadores}" converter="#" onchange="#" required="#" requiredMessage="#{msgSistema.msgFieldObrigatorio}" rendered="#{rich:isUserInRole(roles)}" disabled="#" style="width:#{size==null?100:size}px;"> <f:selectItem itemLabel="#{msgSistema.lblSelecione}"/> <f:selectItems value="#"/> <rich:beanValidator/> </h:selectOneMenu> <h:outputText value="#" rendered="#{!rich:isUserInRole(roles)}" styleClass="inputFiltro"/> </c:if>como pode ver, não utilizo immediate...
agora meu código na página:
<ui:include src="/pages/geral/template/paginas/campo.xhtml"> <ui:param name="type" value="combo" /> <ui:param name="label" value="#{msgFeriado.lblPais}:" /> <ui:param name="fieldId" value="pais" /> <ui:param name="value" value="#{mBeanManterFeriado.feriado.pais}" /> <ui:param name="size" value="150" /> <ui:param name="roles" value="CADASTRAR_FERIADO" /> <ui:param name="selectItems" value="#{mBeanManterFeriado.comboPaises}" /> <ui:param name="converter" value="#{mBeanManterFeriado.converterPais}" /> <ui:param name="limpavel" value="true" /> <ui:param name="validadores" value="{validate: {required: true}}" /> <ui:param name="required" value="true" /> <ui:param name="styleCombo" value="comboSelecione" /> </ui:include>Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
Gostei + 0
15/08/2011
Robson Teixeira
Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
é o seguinte, pra ficar mais fácil, uma meeira de resolver o problema seria colocar o primeiro item assim:
Selecione...
ou seja, o item label dele com esse value ai e deixar ele sem valor
combo.add(new selectItem(" ","Selecione..."));
só que o problema é que se eu fizer isso resolve meu problema(que redundância ) mas dar erro no converter, e ai como resolvo a bronca?
???? dar um help ai...
Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
Puts grilla, nadinha, nem uma alma se manifestando???
ms uma vez na mão...
Gostei + 0
15/08/2011
Robson Teixeira
Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
poderia ser mais explicito, de preferencia com um exemplo
hj eu carrego assim
public void popularComboPais() { comboPaises = new ArrayList<SelectItem>(); try { List<Pais> paisesAux = estadoFacade.listarPaises(null); if (paisesAux != null) { for (Pais pais : paisesAux) { comboPaises.add(new SelectItem(pais, pais.getNome())); } converterPais = new EntityConverter<Pais>(paisesAux); } } catch (BusinessException e) { e.printStackTrace(); } }
como eu poderia incluir o:
comboPaises.add(new SelectItem("", "SELECIONE"));
sem que ocorra o problema?
Gostei + 0
15/08/2011
Wisley Souza
poderia ser mais explicito, de preferencia com um exemplo
hj eu carrego assim
public void popularComboPais() { comboPaises = new ArrayList<SelectItem>(); try { List<Pais> paisesAux = estadoFacade.listarPaises(null); if (paisesAux != null) { for (Pais pais : paisesAux) { comboPaises.add(new SelectItem(pais, pais.getNome())); } converterPais = new EntityConverter<Pais>(paisesAux); } } catch (BusinessException e) { e.printStackTrace(); } }
como eu poderia incluir o:
comboPaises.add(new SelectItem("", "SELECIONE"));
sem que ocorra o problema?
Gostei + 0
15/08/2011
Robson Teixeira
Gostei + 0
16/08/2011
Wisley Souza
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)