Fórum Dúvida em componente DBExpress #221514

22/03/2004

0

Estou fazendo um programa utilizando o simpledataset da palheta dbexpress e gostaria de uma opinião.
Toda vez que acrescento um desses componentes tenho que colocar no parametro da conexão onde está o meu arquivo .gdb. Então fiquei pensando: e se um dia eu for mudar o arquivo do banco de dados de lugar, terei que mudar o caminho em todos os datasets que usei? Existe algum truque onde eu consiga mudar o caminho em apenas um lugar e o dataset assuma este caminho?
Alguém teve alguma idéia para resolver esse problema?

[color=#008800:5c09dd48bc][b:5c09dd48bc]Título Editado(Svsk) - maiúsculas[/b:5c09dd48bc][/color:5c09dd48bc]

Roberto Rossi

Roberto Rossi

Responder

22/03/2004

Rômulo Barros

Vc poderá mudar o Banco ´DataBase´ em tempo de execução;

Var
  C : Byte;
For C :=0 To Application.ComponentCount -1 Do
Begin
   If(Components[C] Is TSimpleDataSet)Then
      TSimpleDataSet(Components[C]).Params.Values[´Database´] := ´PathDoBanco´;
End;

Responder

Gostei + 0

22/03/2004

Guinther

O SimpleDataSet contém um SQLConnection interno. Mas nada impede que você use um externo. Basta colocar um SQLConnection no DataModule e apontar a propriedade Connection de todos os SimpleDataSets para esse componente. Se um dia mudar os parâmetros, altere só no SQLConnection (ou leia de um arquivo Ini). Alias, se vc não fizer isso, cada um dos seus SimpleDataSets vai criar internamente uma conexão com o banco, o q é errado e pode acabar derrubando o servidor ;)

[]´s

guinther

Responder

Gostei + 0

30/03/2004

Guinther

Olá

Coloquei um artigo no portal do assinante, caso queira dar uma olhada, esclarecendo várias dúvidas sobre o uso do ClienTDataSet, SQLClientDataSet e SimpleDataSet

www.clubedelphi.com.br/portal

[]´s

guinther

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar