Fórum Dúvida em Data Module X POO #412359

03/02/2012

0

Colegas bom dia estou com uma dúvida, desenvolvo aplicações comerciais pequenas já à algum tempo no delphi sempre utilizando o conceito de concentrar o acesso as tabelas em Data Module, mas estou assistindo a videos aulas sobre aplicação financeira orientada à objeto e nesse mini-curso ele nem menciona o uso de Data Module no projeto.

Qual seria o modo certo de trabalhar com acesso a dados?
William

William

Responder

03/02/2012

Marco Salles

Não entendo ,voce ja utiliza DataModulo e no curso manda tb utilizar DataModulo ???

Tem condiçoes de clarear um pouco mais sua dúvida
Responder

Gostei + 0

03/02/2012

William

Vou explicar melhor, sempre usei Data Module nas minhas aplicações desde de que fiz o curso técnico em informática, mas nesse curso o autor desenvolve o sistema usanda o conceito de POO, então ele cria Interfaces e Classes para acessar o dados do BD, não usa componentes gráficos e nem datamodule.

Então na POO não se usa data module para acessar os dados é tudo via código?
Responder

Gostei + 0

03/02/2012

Marco Salles

A partir do momento que voce começa a entender POO voce obtem vantagens
Alta coesão ( Fazer apenas uma coisa ) -->> Baixo Aclopamento , Independencia
das camadas o que facilita o reaproveitamento e a manutenção dos códigos

Agora , nos (a maioria assim eu acho) que viemos do modelo estrutural ha
muita resistência na quebra de paradgimas o que dificulta o aprendizado

Porém você pode ter bons códigos tb utilizando o modo RAD do delphi
Você pode desenvolver bons programas utilizando DataModule , inclusive
aplicando alguns conceitos de Padrões de Projeto e outros recussos que
facilitam os Pilares de POO .

Eu particularmente não acho ruim ou desmérítro utilizar a facilidade que
o Delphi nos proporciona. Só entendo que deve ser utilizado de forma mais simples
possível ( sem cheirar mau ). Tb gosto muito de POO , e acho que temos que
familarizar com o conceito porque aproveitamos em outras linguagens o que
diminui a curva de transição entre essas linguagens sem muit per caso .

Eu não sou formador de opinião , nen evangelista é so uma simples opinião
Responder

Gostei + 0

03/02/2012

William

Antes de qualquer coisa muito obrigado por responder aos post, gostei muito da sua resposta.

Postei essa dúvida pois as vezes me perguntom se estou usando muitas ferramentas RAD nas minhas aplicações, sendo que existe POO que é uma realidade no meio da programação, estou aprendendo esse conceito de POO mas espero em breve aproveitar melhor, já desenvolvi alguma coisa em JAVA que é totalmente OO mas nada como o bom e velho delphi.
Responder

Gostei + 0

03/02/2012

Rafael Ribeiro

Vivemos em um tempo onde a produtividade está em função do tempo. Admiro muito a programação orientada a objetos. Ela é de mais fácil manutenção e menos propícia a erros, entretanto, demora demais construir tudo em código. As ferramentas RAD nos dá velocidade e maior conforto em relação aos prazos, mas temos que analisar nossos objetivos.
Responder

Gostei + 0

05/02/2012

Marco Salles

Só acrescentando podemos utilizar o RAD e ao mesmo tempo boas práticas em POO
O que não deve ser feito é abusar do RAD , e não se preocupar com POO e ficar
alterando o padrão (bom exemlo é o TAB por ENTER . Um é padrão Windows outro é
Padrão DOS ) .. È escrever códigos mais orientados , e tentar separar as camadas
e utilizar conceitos como Resposnabilidade ùnica (Alta coesão e baixo aclopamento)
é utilizar Padrões de projeto para resolver novos problemas com soluções velhas ja
apresentadas documentadas pelo GOF ... enfim da ao meu ver ser feliz com o Delphi
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar