Fórum Duvida em evenvo OnClick #261903
14/12/2004
Estou com uma duvida meio que de iniciante, pra variar... :mrgreen:
Tenho um TImage, dentro de um TPanel. Isto tudo dentro de um frame em um formulario. Dentro deste TImage, eu crio, em run-time, objetos de classes minhas, que herdam de timage. Eles sao criados qdo eu clico dentro da TImage. Beleza. Eu quero que, ao clicar (no evento onClick) em um destes objetos criados, eu exiba, no form principal, alguns de seus atributos, mas não consigo definir o que colocar neste evento onClick... Pensei em criar uma propriedade no form principal pra guardar o objeto selecionado, e ai no onClick eu colocava objeto.Parent.Parent.propriedade, alguma coisa parecida... Mas se eu fizer isso, minha classe vai ficar super amarrada no formulario, o que eu nao quero.... Estou realmente sem ideias, se alguem pudesse me ajudar, seria muito grato!
Obrigado!
Amigo nao entendi muito bem sua duvida.. esta um pouco confusa.. resumindo vc quer dar um metodo para o evento ONClick de um objeto instanciado da sua classe?
Ou seja criar um objeto em run time e atribuir um metodo ao evento onClick dele? Se nao for tenta explicar de novo, que posso tentar te ajudar... !!!!
Espero retorno
Renato / SP
Bom pelo que eu entendi voce quer fazer um tipo de object inspector (quando o usuario clicar no item dentro do seu panel voce mostra as propriedades dele).Se for isso sugiro o seguinte: no evento on click voce tratar o objeto sender pra saber as propriedade de quem esta chamando o evento.
Eu sei que está meio confuso, foi super dificil de escrever esta duvida aqui, hehe.... Eu ja tenho os objetos sendo criados em run-time, e ja tenho um evento onclick neles, funcionando... O que eu estou sem ideias é o que eu coloco neste onCLick. Não é um object inspector, na verdade eu ja tenho um frame onde eu mostro as propriedades, de uma maneira mais customizada.... A minha duvida é, como o objeto criado em run-time esta em um frame (uma unit), e o formulario que contem os controles para exibir as propriedades esta em outro frame (outra unit), queria saber como eu poderia fazer um destes frames acessar o outro, sem deixar as definicoes, da classe a qual estes objetos run-time pertencem, muito amarradas.... Não sei se expliquei direito agora... Ta meio ruim de explicar mesmo... :) Mas obrigado pela atencao, pessoal!
Vixe ou eu to com o raciocinio lento ou vc que ta pensando muito rapido.. heheheh sei que to perdido.. heheh !!!!
:D
Renato/SP
Pode deixar pessoal, eu achei uma maneira bem simples, e ao mesmo tempo correta pra resolver o meu problema, hehe... Mas mesmo assim, eu agradeco muito a atencao de voces!
Ate mais!
Jose Gustavo