Dúvida em relação a modelagem do meu banco de dados

09/03/2015

0

[img:descricao=BD]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/366848-20150309-135715.jpg[/img]
Pessoal minha dúvida é a seguinte: Como modelar as tabelas EntradaProduto, Estoque e Venda.Como relaciona-las corretamente? O que eu fiz está certo?
Penso assim, quando a pessoa for dar entrada em alguma nota fiscal na tabela EntradaProduto, o fornecedor e cliente serão puxados
de suas respectivas tabelas, no entanto o produto eu devo puxar da tabela estoque ou da tabela produto? como deve ser a relação entre elas?
Quando alimentar o sistema com alguma nota, os produtos dessa nota devem ir para o estoque, para que seja feito consultas de quantidade
de produtos no estoque, essa é a melhor maneira de ser feito isso? Não consigo relacionar a tabela estoque com EntradaProduto, e em relação a tabela Venda, o produto que irei pegar na hora da venda, eu vou pegar da tabela produto ou da tabela estoque(onde a quantidade sera diminuída)?
É basicamente um banco de entrada e saída de produtos. Deixei o campo preçoUnitarioVenda na tabela estoque, pois quando for ter reajuste o cliente altere o preço, e o mesmo seja alterado nessa tabela; o pensamento está correto?
Bom fico no aguardo, espero que possam me ajudar. Eu iria perguntar para um professor de banco de dados da faculdade, no entanto ele está com dengue e está afastado, e como preciso modelar isso ainda essa semana, gostaria de contar com a ajuda de vocês.
Obrigado



[img:descricao=Modelagem Banco de Dados]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/366848-20150309-134332.jpg[/img]
Thiago Uchiha

Thiago Uchiha

Responder

Posts

09/03/2015

Mariana Carvalho

Não consigo visualizar as imagens.
Responder

09/03/2015

Thiago Uchiha

Só percebi depois que não havia carregado corretamente. Essas são as tabelas.
Obs: Os tamanhos dos atributos ainda serão ajustados.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/366848-20150309-141032.jpg[/img]
Responder

09/03/2015

Mariana Carvalho

Vou tentar analisar o ambiente. obrigada por postar.
Responder

09/03/2015

Marilia Silva

Olá Thiago, achei bem legal a sua modelagem, sou iniciante, mas eu não entendi bem a relação entre "Forma de pagamento" e "Fornecedor".
Responder

09/03/2015

Mariana Carvalho

Olá Thiago, achei bem legal a sua modelagem, sou iniciante, mas eu não entendi bem a relação entre "Forma de pagamento" e "Fornecedor".


Analisando bem tambem fiquei sem entender essa relação, achei as outras bem coerente.
Responder

09/03/2015

Thiago Uchiha

Marilia e Mariana, a relação entre Forma de Pagamento e Fornecedor se faz devido porque o cliente deseja que fique guardado de maneira bem simples se ele cliente pagou o fornecedor à vista ou a prazo.
Mariana em relação as outras, você identificou alguma maneira de me ajudar ?
Ou seja, existe a maneira melhor de modelar este banco onde existe a entrada de produtos, e saída dos mesmos onde deve-se ter guardado a quantidade em estoque e preço do produto a ser vendido ?

Obrigado
Responder

09/03/2015

Mariana Carvalho

Isso vai depender das regras de negocio, que você citou que cliente deseja que fique guardado.

achei um exemplo menos complexo que o seu, acho que pode te auxiliar

[img]http://www.macoratti.net/cbmd_f.gif[/img]
Responder

10/03/2015

Thiago Uchiha

Obrigado.
Responder

10/03/2015

Mariana Carvalho

Espero que realmente ajude Thiago.
Responder

10/03/2015

Randrade


Ou seja, existe a maneira melhor de modelar este banco onde existe a entrada de produtos, e saída dos mesmos onde deve-se ter guardado a quantidade em estoque e preço do produto a ser vendido ?

Obrigado


Bom Thiago , analisando o seu modelo, percebi que está normalizado e estruturado.
Aconselharia apenas colocar o ValorUnitário na tabela de Produto. Pois o valor é de cada produto, e relacionar a tabela Produto com a Venda, pois é se entendi bem, é através dela que o cliente irá realizar a compra.

E não entendi muito bem o que seria o atributo unidadeProduto, da tabela Porduto.
Responder

10/03/2015

Mariana Carvalho

E não entendi muito bem o que seria o atributo unidadeProduto, da tabela Porduto.


Acho que é quantidade.
Responder

10/03/2015

Randrade



Acho que é quantidade.


Eu também imaginei isso, porém a quantidade do produto também esta em Estoque, por isso perguntei.
Responder

APRENDA A PROGRAMAR DO ZERO AO PROFISSIONAL

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar