Fórum Dúvida em Sistema de Caixa #421089

06/08/2012

0

Olá caro pessoal, estou aqui mais uma vez para usarpar-lhes um pouco de conhecimento.
Meu professor me passou um exercício da seguinte forma:
Criar uma db com o nome de produtos e outra db com o nome de classificacao.
A db classificação deve ter cod_classificacao e descricao.
A db produtos deve ter cod_produto, nome_produto, cod_classificacao e preco_produto.

Depois disso fiz as dbs certinho.
Logo após ele pediu para que nos fizesse-mos um sistema de caixa que, quando digitado o codigo do produto em um edit ele pesquise na db o nome do produto e seu valor, coloque o nome e o valor em um Memo(acho que foi o que ele disse) e va somando e mostrando o valor final da conta.
Isso é basicamente um sistema de caixa, mas nao tenho a mínima noção de como farei pra ele pegar o produto e valor e ir somando e armazenando na tela.
Help-me please.

Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira

Responder

06/08/2012

Douglas Michelino

voce tera de pegar o conteudo do ( vamos chamalo de Editdescricao.text ), e jogalo para a pesquisa na tabela produtos

Exemplo: query.close; query.sql.clear;
query.sql.add(Select *from db.produtos where nome_produto =+#39+%+editdescricao.text+%+#39);
query.open;

O correto seria voce abrir um Dbgrid, onde ele traria as informaçoes da pesquisa do produto. E no evento Onclick do
Dbgrid voce coloca pra ele colocar as informacoes..... Exemplo

WNome_produto:=query.fieldbyname(nome_produto).asstring;
Wcodgio_produto:=query.fieldbyname(cod_produto).asstring;
Wvalor:=query.fieldbyname(preco_produto).asfloat;

Podendo mostrar na tela a descricao do produto, e o valor no campo de Vr. unitario, podendo ainda criar um campo
chamado Editqtde.text

Assim o usuario digita a Qtde, e depois voce adiciona o mesmo no memo fazendo os calculos exemplo.

Wvalor_total:=wvalor*(strtofloat(editqtde.text));

Wtotal_venda:=Wtotal_venda+wvalor_total;

memo.lines.add(Produto: +wnome_produto+ Vr.Unitario: R$+formatfloat(#0.00,wvalor)+ Qtde: +editqtde.text+ Vr.Total: R$ +formatfloat(#00.00,wvalor_total));

E no final do processo voce escreve..

memo.lines.add(Total da Venda R$ +formatfloat(#00.00,Wtotal_venda));

Isso é um processo bem simples, lembrando que o dbgrid da selecao dos itens deve ter um datasource ligado ao query
e o query ligado ao database.

Responder

Gostei + 0

07/08/2012

Leonardo Oliveira

Olá caro Prøjë¢T, muito obrigado, consegui fazer com base no que postasse.
Att
Gasparense
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar