Fórum Duvida em SQLite como adicionar um sub usuario( cliente ou beneficiario) a um usuario. #611420

17/06/2020

0

Ola pessoal tenho uma duvida, estou tentando criar uma programa em c# utilizando o SQLite como banco de dados.
Criei de modo que eu possa regitar um usuario com nome, enderço etc. só que eu queria tambem criar um sub usuario (beneficiario)
de modo que quando eu pesquisar um nome no banco de dados eu consiga acessar somente os beneficiarios daquele usuario.
Por exemplo:

buscar usuario: Joao de tal

beneficiarios: Maria + (dados da maria)
Jose + (dados do Jose)
....
Não sei se fui muito claro mas espero que alguem possa me ajudar.
Desde já agradeço.
Renato

Renato

Responder

11/06/2025

Anderson Gonçalves

Ola pessoal tenho uma duvida, estou tentando criar uma programa em c# utilizando o SQLite como banco de dados.
Criei de modo que eu possa regitar um usuario com nome, enderço etc. só que eu queria tambem criar um sub usuario (beneficiario)
de modo que quando eu pesquisar um nome no banco de dados eu consiga acessar somente os beneficiarios daquele usuario.
Por exemplo:

buscar usuario: Joao de tal

beneficiarios: Maria + (dados da maria)
Jose + (dados do Jose)
....
Não sei se fui muito claro mas espero que alguem possa me ajudar.
Desde já agradeço.

Renato você precisa estudar um pouquinho de banco de dados.

O que eu entendi da sua necessidade é um Usuário e um Dependente dele.

Seria assim:

public class Usuario
{
public int Id { get; set; }
public string Nome { get; set; }
public string Email { get; set; }
public string Cpf { get; set; }

// Propriedade de navegação
public ICollection<Dependente> Dependentes { get; set; } = new List<Dependente>();
}

public class Dependente
{
public int Id { get; set; }
public string Nome { get; set; }
public DateTime DataNascimento { get; set; }

// Chave estrangeira
public int UsuarioId { get; set; }

// Propriedade de navegação
public Usuario Usuario { get; set; }
}

A partir daqui tenho que saber como você está trabalhando, se está usando EntityFrameWork ou não, se estiver você vai precisar de uma classe de contexto para enviar comandos de busca através desse contexto nas suas classes de repositórios, enfim aqui está o início da solução dos seus problemas, observe que a Classe Usuario tem uma Coleção de Dependetes, com isso cada dependente pertence a um usuário.

Repito, você precisa primeiro estudar relacionamento de dados na matéria Banco de Dados.

Espero ter ajudado ou pelo menos direcionado.
Responder

Gostei + 0

13/06/2025

Arthur Heinrich

Tanto o usuário como os dependentes são usuários.

Você pode criar sua tabela de usuários com o ID único, que identifica o usuário, e outro PARENT_ID, para apontar o nome do titular. Caso seja NULL, indica um usuário titular.

Assim, dado um ID de titular, você pode buscar o titular pelo ID ou os usuários secundários pelo PAREND_ID do titular
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar