Fórum Duvida - exibição de dados do BD em uma combobox #213055
10/02/2004
0
Estou trabalhando com Oracle. Na aplicação eu tenho um Database, que está conectado com o Alias correspondente ao Oracle e uma query, que está linkada com esse database. Possuo tbm uma Combobox.
Possuo uma tabela chamada TB_Cargo, que, entre outros campos, possui um campo chamado desc_cargo, que é a descrição do cargo. Eu quero exibir todos os cargos nessa combobox. A consulta do query está assim: select desc_cargo from tb_cargo.
O código está assim:
[b:a2596c018e]procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);
begin
query1.Open;
query1.First;
while not query1.Eof do
begin
combobox1.Items.Add(query1.parambyname(´desc_cargo´).AsString);
query1.Next;
end;
query1.close;
end;
end. [/b:a2596c018e]
Apesar de tudo estar ativo antes de rodar o programa, qnd eu vou tentar rodar a apliação, aparece um erro de Logon não estabelecido !!
por favor, me ajudem... o que que está errado?
Obrigado desde jah !
Tiagoharris
Curtir tópico
+ 0Posts
10/02/2004
Osocram
Deve ser isso.
e Verifiq em se vc clicando na query vai lah o Object Inspector e tente clicar na propriedade p Active p ´true´...
Se der certo eh pq o DataBase esta certo.
Gostei + 0
10/02/2004
Tiagoharris
:D
Gostei + 0
10/02/2004
Adilsond
procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject); begin with Query1 do begin Open; try while not Eof do begin ComboBox1.Items.Add(Fields[0].AsString); Next; end; finally close; end; end; end;
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
[b:71744896aa] ComboBox1.Items.Add(Fields[0].AsString); [/b:71744896aa]
não teria que ser fieldByName(´nome_da_coluna´).AsString ?
Gostei + 0
11/02/2004
Tnaires
Pq nao usar um DBLookUpComboBox?
Gostei + 0
11/02/2004
Adilsond
O propriedade Fields é um array de TField. Então Fields[0] é o primeiro campo da query/table, e como é um TField posso utilizar o AsString.
Voce pode utilizar também o FieldByName(´nome_da_coluna´).AsString, como, caso tenha definido os fields, utilizar TabelaCampo.AsString.
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
Se eu desativo o Login Prompt do database, logo qnd eu vou tentar rodar a aplicação, dá o erro de Login não estabelecido...
Gostei + 0
11/02/2004
Fabio.hc
Faltou configurar a propriedade keyfield.
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
Mas tem um problema... eu queria tirar akela porra de login, toda vez que eu rodo o programa tenho que entrar com a senha.... tem uma propriedade do database que é login prompt... se eu botar false, qnd eu vou rodar o programa, dá erro de logon não estabelecido... como faço então ?
Gostei + 0
11/02/2004
Adilsond
e coloque em Parameter Overrides o seguinte:
USER NAME=Seu Usuário
PASSWORD=Sua Senha
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
quero aproveitar pra agradecer a todos que fizeram a gentileza de responder o tópico, a ajuda de vcs foi realmente muito importante !!
THANKS !!
bom galera, aproveito pra perguntar uma outra coisa....
eu tenho um dbgrid, exibindo os dados da tabela...
como faço pra definir o tamanho das colunas e o nome, no dbgrid? Quero fazer isso pq qnd eu exibo no dbgrid os dados da tabela, fica tudo enorme, não dah pra ver direito, tem que navegar pelas barras de rolagem e isso não é legal pro usuário... e os nomes das colunas vêm com os nomes que estão na tabela.. por exemplo, vem no dbgrid STATUS_CARGO, mas eu quero que apareça no dbgrid somente Status !
alguem ai sabe?
Gostei + 0
11/02/2004
Fabio.hc
DisplayLabel = Titulo do campo
DisplayWidth = Tamanho do campo para mostrar
Visible = true (mostra) false (não mostra)
Gostei + 0
11/02/2004
Fabio.hc
E no Dbgrid vc exclui todos os campos:
Outra opção é:
No DBgrid vc adiciona os campo que vc quer e na propriedade de cada um vc altera:
Title.caption = título da coluna
Width = tamanho do campo ou arrasta pelo titulo para definir o tamanho.
Gostei + 0
11/02/2004
Tiagoharris
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)