Fórum duvida firebird - ibdataset ou ibquery :: qual é melhor? #239757
25/06/2004
0
Boa tarde pessoal estou precisando de um help
A minha vida toda trabalhei com o paradox mas agora estou mudando para firebird e nunca usei o componente table sempre usei query e minha pergunta é a seguinte: Estou querendo fazer o mesmo com o firebird nao vou usar o compontente table mas eu um exemplo que eu vi aqui no forum recomendava-se usar o ibdataset ... eu posso substitui-lo por um ibquery?
ja ate comecei a fazer alguma coisa a nivel de testes ... fiz mais ou menos assim:
with IBQry_Clientes do
begin
SQL.Clear;
SQL.Add( ´Insert Into TB_CLIENTES ´ );
SQL.Add( ´(COD_CLI, RAZAO) ´ );
SQL.Add( ´Values ´ );
SQL.Add( ´(:COD_CLI, :RAZAO)´ );
ParamByName( ´COD_CLI´ ).AsInteger := // este campo da tabela tem um generator o que eu devo fazer aqui?
ParamByName( ´RAZAO´ ).AsString := Edt_Razao.Text;
ExecSQL;
end;
e depois que terminar o blocoeu coloco
IBQry_Clientes.Transaction.CommitRetaining;
ou
IBQry_Clientes.Transaction.Commit;
A minha vida toda trabalhei com o paradox mas agora estou mudando para firebird e nunca usei o componente table sempre usei query e minha pergunta é a seguinte: Estou querendo fazer o mesmo com o firebird nao vou usar o compontente table mas eu um exemplo que eu vi aqui no forum recomendava-se usar o ibdataset ... eu posso substitui-lo por um ibquery?
ja ate comecei a fazer alguma coisa a nivel de testes ... fiz mais ou menos assim:
with IBQry_Clientes do
begin
SQL.Clear;
SQL.Add( ´Insert Into TB_CLIENTES ´ );
SQL.Add( ´(COD_CLI, RAZAO) ´ );
SQL.Add( ´Values ´ );
SQL.Add( ´(:COD_CLI, :RAZAO)´ );
ParamByName( ´COD_CLI´ ).AsInteger := // este campo da tabela tem um generator o que eu devo fazer aqui?
ParamByName( ´RAZAO´ ).AsString := Edt_Razao.Text;
ExecSQL;
end;
e depois que terminar o blocoeu coloco
IBQry_Clientes.Transaction.CommitRetaining;
ou
IBQry_Clientes.Transaction.Commit;
Marcelo Ms
Curtir tópico
+ 0
Responder
Gandalf.nho
IBQuery é read-only e IBDataSet equivale a dupla IBQuery + IBUpdateSQL, fora isso, são iguais. Como no seu caso, você pelo jeito não vai usar componentes data-aware eu recomendo o uso do componente IBSQL, que é bem mais leve.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)