Duvida Funcionalidade/Aplicação REST

17/09/2018

0

Boa tarde,

Estou com desenvolvendo um webservice Restful, e dentre os métodos tem um que gostaria de implementar que tenho duvida se "dá" e "se deve" ser feito via webservice. Trata-se de um método, ou opção de retornar todos os registros de uma tabela (aproximadamente 20mil registros) para integração com outra base de dados.
Fiz um teste, retornando todas as linhas e parece ocorre algum tipo de "paginação" porque ele chama o webservice 2x e na segunda da erro nos recursos de acesso a banco, se eu reduzir a quantidade registros a serem retornados funciona.

Alguém pode me orientar???

obrigado,
Ricardo Pestana

Ricardo Pestana

Responder

Post mais votado

17/09/2018

Olá Ricardo,
não é aconselhável fazer uma operação que retorne de uma só vez todos os dados da sua tabela. Isso gera um alto custo de desempenho para seu SGDB e aplicação. Fora que trafegar tantos dados de uma só vez na rede vai demorar um bocado e qualquer probleminha na rede mata sua operação e você nem vai saber onde parou. A melhor forma seria paginar os dados, executa uma pagina de dados e ao final da operação passa para a próxima. Se fizer isso com paginas pequenas, embora tenha que fazer diversas operações a transferência será mais rápida e com menos chance de ter problema com o trafego.

Embora, eu acredite que um webservice não deveria ser usado para esse fim. Se quer realizar uma integração entre duas bases de dados eu aconselharia você a trabalhar com JMS e não com REST.

Marcio Souza

Marcio Souza
Responder

Mais Posts

21/09/2018

Ricardo Pestana

Ballem bom dia,

Obrigado pela orientação, consegui montar com rest utilizando a paginação. Como as bases estão na mesma rede e meu objetivo era testar/aprender o rest nessa situação serviu a meu propósito.
Fiz uma alteração que deixou a aplicação bem legal que foi a utilização de processamento em lote. Pretendo alterar a solução para fazer integração acessando diretamente a base de dados....

muito obrigado pela ajuda.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar