Fórum Dúvida - Inserção de dados utilizando TQuery. #216992

27/02/2004

0

Estou utilizado uma Tquery para inserir dados em uma tabela de ´Funcionários´ e preciso relacionar esta tabela com a tabela de ´Departamentos´ apresentado o depto em uma combo.
Como faço isto utilizando tquery?

Coloquei dois Tquerys no meu form, uma para func. e outra p/ depart. e relacionei criando uma novo campo na query_func, mas está dando erro! O que estou fazendo de errado?

Obrigado.

Twbernardes

Twbernardes

Responder

27/02/2004

Lucas Silva

qual o erro que está dando?

Explica melhor o seu problema ai...

Responder

Gostei + 0

27/02/2004

Twbernardes

Lucas, ao tentar abrir a query no fonte mesmo, dá a mensagem de erro desconhecido, se eu executo tbem!

Estou fazendo o relacionamento da maneira carreta? Pois estava acostumado a fazer este tipo de relacionamento usando table!

Valeu!

Responder

Gostei + 0

27/02/2004

Lucas Silva

Em uma query, se você não for salvar nada nela, você pode selecionar duas tabelas e fazer join´s.

Agora se você pretende salvar alguma coisa na query, ai é bom selecionar só uma tabela...

Coloca seu Sql ai pra gente ver.....

Responder

Gostei + 0

27/02/2004

Twbernardes

Lucas descobri mais ou menos o problema, estou utilizando na verdade componentes ADO para acesso a dados, neste caso TADOQuery e está dando erro, mudei para Tquery (paleta data access) e deu certo!

Desconfio do seguinte, em uma tquery, altero a propriedade RequestLive para true para que eu possa inserir, editar, excluir dados. No caso do TADOQuery devo alterar alguma opção, para que eu possa ter estas operações disponiveis? Acho que este este o problema!

O que vc acha?

Valeu!

Responder

Gostei + 0

27/02/2004

Lucas Silva

Eu não conheço muito de ADO não.
Quando você quer salvar alguma coisa, com Tquerys, eh necessário configurar o updateSQl p/ aquela query...

Semana passada fui em um congresso que teve aqui sobre delphi, TODOS os palestrantes falaram que query não é um bom componente pra se usar.... um componente bom (segundo eles) é o DataSet (da palheta DBExpress)

Responder

Gostei + 0

28/02/2004

Gilson_our

[quote:2f9efa74af=´Lucas Alves Silva´]TODOS os palestrantes falaram que query não é um bom componente pra se usar[/quote:2f9efa74af]

Mas qual o motivo alegado por eles para se evitar o uso de componentes TQuery? E os componentes TTable? Não são bons também?

Responder

Gostei + 0

28/02/2004

Tnaires

Olá galera
O componente TADOQuery não precisa d nenhuma configuração adicional para gravar; pode lotar o bixim d insert q ele deixa (nunca tente gravar dados qdo o sql ´puxa´ mais d uma tabela).
Bom... vou começar a estudar o DataSet, nunca usei...
Abraços

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar