Duvida na area de requisitos

28/08/2015

0

Gostaria de saber qual a melhor pós-graduação que se adequa para que eu possa fazer para trabalhar na área de analista de requisitos
Bruno Batista

Bruno Batista

Responder

Posts

28/08/2015

Janaina Mendes

Essa sua pergunta me fez lembrar de dois assuntos bem amplos, se puderem até informar a diferença entre: Engenharia de Software ou Arquitetura de Software, eu acho que a area de requisitos se encaixa em uma das duas.
Responder

29/08/2015

Eduardo Pessoa

Creio eu que nas duas possuem.

Engenharia de Software ou Arquitetura de Software
Responder

29/08/2015

Janaina Mendes

Bruno?
Responder

29/08/2015

Bruno Batista

O arquiteto de software toma decisões de design, regras, padrões... em palavras mais simples é o que desenha o software
Já o engenheiro de software valida tudo que o arquiteto desenhou e documentou. Ex.: Cria um diagrama de atividade ou caso de uso mais detalhado...Vai dizer se é necessário ou não alterar o que ele fez.


comparando com um arquiteto e engenheiro da construção civil seria assim:

o arquiteto desenha a casa toda "bunitinha" e entrega a planta, logo o engenheiro avalia e fala:
ok a planta pode ser esta só que este pilar que sustenta a varanda tem que ter um raio de 1,50 cm e não de 80 cm para sustentar a varanda sem risco de desabamento.
Eu entendo desta forma, se eu tiver errado por favor alguém me corrija !!!
abraços.
Responder

29/08/2015

Eliane Precoma

Boa noite a todos!
Bruno de uma olhada se é mais ou menos isso que está procurando.


Objetivo da Pós-Graduação em Análise e Projeto de Sistemas

Favorecer a formação crítica e criativa do aluno pós-graduando, destacando seu papel profissional como Analista e Projetista de Sistemas; Desenvolver atividades de pesquisa, análise e projeto de sistemas, apresentando autonomia intelectual e espírito investigativo; Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos tais como: projeto de pesquisa, artigo acadêmico, monografia, entre outros; Considerar os fundamentos da análise e projeto de sistemas refletindo sobre o contexto sócio-histórico-econômico-cultural que os consolidaram, relacionando-os às novas necessidades educacionais; Aprofundar os conhecimentos sobre análise e projeto de sistemas a partir das diversas concepções, reconhecendo suas implicações teóricas e metodológicas; Ampliar a compreensão de concepções acerca da análise e projeto de sistemas, bem como refletir sobre as respectivas implicações para o exercício da profissão; Oferecer elementos teóricos e ferramentas necessárias à especialização profissional na área de Análise e Projeto de Sistemas; Capacitar profissionais graduados a atuar em áreas como: (i) na engenharia de requisitos, usando técnicas para coletar os requisitos necessários para o desenvolvimento do sistema; (ii) na modelagem e implementação do banco de dados a ser utilizado no projeto; (iii) na definição de qual metodologia de desenvolvimento será adotada no projeto; (iv) na modelagem do sistema utilizando UML e ferramentas de modelagem; (v) na verificação e validação da qualidade do sistema; (vi) na gerência do projeto; etc.

Tem um site que possui 34 pós graduações na área de TI/engenharia de software é bem bacana

http://wpos.com.br/pos-graduacao/tecnologia-da-informao/ead/24/


Um abraço a todos!
Responder

29/08/2015

Bruno Batista

O arquiteto de software toma decisões de design, regras, padrões... em palavras mais simples é o que desenha o software
Já o engenheiro de software valida tudo que o arquiteto desenhou e documentou. Ex.: Cria um diagrama de atividade ou caso de uso mais detalhado...Vai dizer se é necessário ou não alterar o que ele fez.


comparando com um arquiteto e engenheiro da construção civil seria assim:

o arquiteto desenha a casa toda "bunitinha" e entrega a planta, logo o engenheiro avalia e fala:
ok a planta pode ser esta só que este pilar que sustenta a varanda tem que ter um raio de 1,50 cm e não de 80 cm para sustentar a varanda sem risco de desabamento.
Eu entendo desta forma, se eu tiver errado por favor alguém me corrija !!!
abraços.
Responder

30/08/2015

Janaina Mendes

Existe cursos na área de requisitos?
Responder

30/08/2015

Bruno Batista

Sim varios
Responder

30/08/2015

Janaina Mendes

Se achar posta os links das instituições, desses cursos se tiver online.
Responder

02/09/2015

Bruno Batista

pow voce tem que aprender " bpm" e " bpmn" e "scrum" todos esses tem cursos online,saber bastante de modelagem
Responder

02/09/2015

Janaina Mendes

pow voce tem que aprender " bpm" e " bpmn" e "scrum" todos esses tem cursos online,saber bastante de modelagem


Tambem é um longo caminho...rsrsrs
Responder

02/09/2015

Bruno Batista

todas tem um longo caminho não a como fugir kkk
Responder

02/09/2015

Janaina Mendes

todas tem um longo caminho não a como fugir kkk


Todas, sem nenhuma ficar de fora.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar