Fórum Dúvida na criação de uma tela de Login #291178

09/08/2005

0

Ola pessoal
Minha dúvida é a seguinte:
Para criar uma tela de login em um Sistema, eu preciso de um Form Principal, onde ficará todo o sistema e uma tela de login. Como eu faço esta construção? Tipo, o Form principal será carregado na memória e depois ele é escondido e chama o form de login? Ou ao contrário, o form de login é o principal e ao validar a senha ele é escondido, pois não poderá ser fechado, e chama a aplicação? Precisava de algumas idéias para construção desta estrutura, pois preciso configurar minha aplicação pricncipal de acordo com os direitos de acesso do usuário logado. Como eu poderia criar esta estrutura? Outra coisa, precisava montar uma estrutura de níveis de acesso a usuário. Pensei em criar níveis pré-definidos e ao cadastrar um novo usuário, ele terá um nível. Tipo, nível 1 - acesso total, nível 2 - acesso a cadastro, nível 3 - acesso a pesquisa... O que vcs me recomendam?
Desde já agradeço!

Seu_madruga

Seu_madruga

Responder

Post mais votado

09/08/2005

Eu costumo criar um DataModule, onde ele é o 1º item a ser carregado no sistema. Através dele eu chamo o formulário de login. Se o login/senha estiverem corretos chamo o formulário principal. Caso estejam errados ou o usuário fecha o formulário de login o sistema é finalizado antes mesmo de carregar a tela principal.

Fievel

Fievel
Responder

Gostei + 1

Mais Posts

09/08/2005

Alanhfs

Amigo,

Estou desenvolvendo algo parecido com o que está pretendendo e estou utilizando formulário MDI com janelas filhas para poder controlar melho o nível de acesso dos usuários.
Quanto ao Login, o ideal é que de dentro de seu formulário principal, você crie uma instância do FormLogin para que o usuário entre com os dados para validação do acesso, exiba este FormLogin com ShowModal e libere o acesso ao form principal somente quando o login estiver checado. Depois do Login aceito, é só você destruir a janela ou apenas esconder, fica a seu critério. Eu a destruo para liberar espaço em memória.

Espero ter ajudado.

[ ] ´s

Responder

Gostei + 0

09/08/2005

Mordred

Concordo com a sugestão do alanhfs. Me parece mais prática para o usuário e mais lógica para o programador.

Responder

Gostei + 0

11/08/2005

Mordred

Aliás, eu gostaria de saber um pouco mais... alguém pode me dar alguma idéia básica sobre como implementar controle de níveis de acesso por usuário e por módulo de um sistema? Por exemplo, um usuário poderia ter total acesso ao cadastro de produtos, mas não teria acesso ao cadastro de funcionário. Qual a maneira mais prática de implementar isso?

Responder

Gostei + 0

11/08/2005

Luciano.sul

Bom dia Pessoal, eu não sei se ira resolver todos os problemas de vcs, mas achei muito legal e vou indicar. www.usercontrol.com.br

Espero ter ajudado...

Luciano Ramos

Responder

Gostei + 0

11/08/2005

Ramms

Kra na nova edição da Clubedelphi (Número 64) existe um artigo explicando como fazer passo a passo.
Já esse componente UserControl eh muito útil....recomendo tbm..

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar