Fórum Duvida Obter ID #345978
13/09/2007
0
Saudações!!
Eu crei um método chamado MostraID, com o objetivo de mostrar o ID de um registro que foi salvo num edit, por exemplo. Fiz um teste e deu certo, o que eu gostaria se saber é se ele está correto.
Vejam abaixo:
[b:95ab964c89]procedure MostraID(campo, tabela : string; valor : TObject);[/b:95ab964c89]
var
qmanut : tsqlquery;
begin
qmanut := TSQLQuery.Create(nil);
try
qmanut.SQLConnection := dmConexao.sqlConexao;
with qmanut do
begin
close;
SQL.Add(´select max(´ + campo + ´) as ID from ´ + tabela);
open;
//se o registro for gerado, mostrá-lo formatado (por ex. 0001)
if not IsEmpty then
(valor as TCustomEdit).Text := FormatFloat(´0000´, FieldByName(´ID´).AsInteger);
end;
finally
FreeAndNil(qmanut);
end;
end;
[b:95ab964c89]Implementando no botão GRAVAR de uma tela de clientes:[/b:95ab964c89]
...
MostraID(´ID_TIPO_TRAB´, ´TIPOS_TRABALHOS´, edtCodigo);
...
Se tiverem sugestões, por favor, postem.
[]´s
Rogério
Eu crei um método chamado MostraID, com o objetivo de mostrar o ID de um registro que foi salvo num edit, por exemplo. Fiz um teste e deu certo, o que eu gostaria se saber é se ele está correto.
Vejam abaixo:
[b:95ab964c89]procedure MostraID(campo, tabela : string; valor : TObject);[/b:95ab964c89]
var
qmanut : tsqlquery;
begin
qmanut := TSQLQuery.Create(nil);
try
qmanut.SQLConnection := dmConexao.sqlConexao;
with qmanut do
begin
close;
SQL.Add(´select max(´ + campo + ´) as ID from ´ + tabela);
open;
//se o registro for gerado, mostrá-lo formatado (por ex. 0001)
if not IsEmpty then
(valor as TCustomEdit).Text := FormatFloat(´0000´, FieldByName(´ID´).AsInteger);
end;
finally
FreeAndNil(qmanut);
end;
end;
[b:95ab964c89]Implementando no botão GRAVAR de uma tela de clientes:[/b:95ab964c89]
...
MostraID(´ID_TIPO_TRAB´, ´TIPOS_TRABALHOS´, edtCodigo);
...
Se tiverem sugestões, por favor, postem.
[]´s
Rogério
Roger1976
Curtir tópico
+ 0
Responder
Paulo
Vou ser sincero com você. Qual a finalidade de mostrar o ID? Acho desnecessário. Não estou te criticando, por favor, não entenda assim, apenas te dando um toque, que esses campos chaves, normalmente é usado para controle interno do software, deve ser transparente ao usuário, assim penso eu.
Responder
Gostei + 0
13/09/2007
Roger1976
Paulo, eu entendi perfeitamente o seu ponto de vista, mas em alguns casos é interessante que o ID seja mostrado na tela, por exemplo, numa tela de pedido, quando vc gera um, é interessante mostrar ao usuário o número do pedido que foi gerado, certo??
Valeu pela dica.
Valeu pela dica.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)