Dúvida - Para todos do fórum

16/04/2003

0

Olá Pessoal.

Tenho uma dúvida e gostaria da opinião de todos.

O que leva a uma pessoa a ficar horas em frente ao computador desenvolvendo um sistema que pode levar dias, meses ou anos e de repente resolve montar um site e coloca a disposição do mundo o seu sistema (completo) de forma gratuíta, como vejo em muitos sites na internet.

Pois é, se alguém já parou para pensar sobre isso me responda, ou se conhece alguém que já fez esta arte de perder o seu tempo fazendo isso a troco de nada me esclareça essa dúvida.

Att.


Bestbrain

Bestbrain

Responder

Posts

17/04/2003

Rebel_inside

hmmm..

Parece ilógico alguém fazer isso, né?!

Bom, pois pense da seguinte maneira:

1ª e mais importante: Se o seu código torna-se um ´patrimônio mundial´, várias pessoas o ajudarão a corrigir bugs, implementar novas funcionalidades etc. Isso porque elas também querem usar este código (e sendo free, é a melhor opção - acredito que isto seja um concenso entre todos nós).

2ª: Não é incomum de acontecer que essas pessoas que ficam horas, dias, meses, anos etc. na frente do computador, sejam patrocinadas por grandes empresas/instituições que gastariam muito menos no desenvolvimento de um software novo do que na aquisição de um comercial. (Muito comum nas universidades e grandes corporações)

3ª: Já desenvolveu esse sistema de forma proprietária mas não quer mais continuar desenvolvendo. Então deixa livre para quem quiser se aventurar.

4ª: Por diversão e\ou orgulho (sei lá.. não deixa de ser uma alternativa :shock: )

Um outro aspecto sobre isso, seria que empresas que desenvolvem softwares livres (copyleft), ganhariam dinheiro de outras formas como, por exemplo, manuais, cursos, treinamentos, merchandise (camisetas, bonés etc). Um bom exemplo é o MySQL AB, que possui duas versões do seu produto (Banco de Dados MySQL): Um é o free e o outro é pago. A principal (talvez a única) diferença entre eles é que o free, qualquer mudança que você faça no fonte, terá que distribuir.

Existem outros motivos (quem sabe até religiosos... hehehhehe) para alguém fazer isso.. mas essa é a minha visão. Espero não ter magoado ninguém :D


Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar