DUVIDA: Qual devo seguir?

11/06/2023

0

Olá, sou Gabriel tenho 18 anos e estou literalmente começando hoje no mundo da programação. Já olhei muito antes, mas decidir me dedicar agora e realmente por a mão na massa.

Bom, sou um cara inteligente e muito flexível. Eu fazendo algumas pesquisas me interessei muito na área de back-end, mas não sei em qual linguagem começar eu qual caminho trilhar. O que eu gostaria de receber de vocês é uma pequena ajuda, como por onde começar e em que focar e caso acho legal me indicar outra area na programação.

Desde já agradeço pela ajuda/atenção!!


classe  Simples {  
   public static void  main(String args[]) {    
      System.out.println( "Olá Java" );     
   }  
}  
Gabriel Martins

Gabriel Martins

Responder

Post mais votado

11/06/2023

Eu comecei pelo Visual Basic que está embutido no Office, mas ele custa R$ 600,00 por ano. Se você está sem dinheiro, aconselho a começar pelo Wampserver que é gratuito, ele tem várias ferramentas como o PHP e o MySQL. Ele é gratuito, mas não é fácil de instalar. Eu precisei de dois meses até conseguir instalar no Windows. Eu comecei a estudar o MySQL em 2020, e até hoje eu não sei o que é tabela, o que é consulta, o que é relacionamento, o que é chave primária, o que é conexão, o que é campo, o que é registro, enfim ainda não sei o que é um banco de dados. Também naquela época comecei a estudar o PHP, essa ferramenta é muito difícil de usar. Ele só funciona se você souber usar o HTML e o JavaScript. O HTML é uma linguagem bem complicada, eu não sei quando devo usar o <body> <div> <input> <select> <form> <a href>. Bem mais complicado é o JavaScript. No Google, tem gente que bota o código num arquivo .js mas tem outras que embutem numa página HTML com o marcador <script>. Aquilo é um horror, lá tem assync function, é um horror, é uma função que vai pegar a informação em outro arquivo, só o Arquiteto é que sabe se ele vai conseguir. Enfim, eu comecei a minha aventura em 1984 com revista Input, onde aprendi a colocar o meu nome na tela com o código Assembly; hoje, eu tenho credencial para lhe desejar boa sorte. Mas se você quer comprar um iPhone, melhor ser candidato a vereador.

Frank Hosaka

Frank Hosaka
Responder

Mais Posts

11/06/2023

Gabriel Martins

Eu comecei pelo Visual Basic que está embutido no Office, mas ele custa R$ 600,00 por ano. Se você está sem dinheiro, aconselho a começar pelo Wampserver que é gratuito, ele tem várias ferramentas como o PHP e o MySQL. Ele é gratuito, mas não é fácil de instalar. Eu precisei de dois meses até conseguir instalar no Windows. Eu comecei a estudar o MySQL em 2020, e até hoje eu não sei o que é tabela, o que é consulta, o que é relacionamento, o que é chave primária, o que é conexão, o que é campo, o que é registro, enfim ainda não sei o que é um banco de dados. Também naquela época comecei a estudar o PHP, essa ferramenta é muito difícil de usar. Ele só funciona se você souber usar o HTML e o JavaScript. O HTML é uma linguagem bem complicada, eu não sei quando devo usar o <body> <div> <input> <select> <form> <a href>. Bem mais complicado é o JavaScript. No Google, tem gente que bota o código num arquivo .js mas tem outras que embutem numa página HTML com o marcador <script>. Aquilo é um horror, lá tem assync function, é um horror, é uma função que vai pegar a informação em outro arquivo, só o Arquiteto é que sabe se ele vai conseguir. Enfim, eu comecei a minha aventura em 1984 com revista Input, onde aprendi a colocar o meu nome na tela com o código Assembly; hoje, eu tenho credencial para lhe desejar boa sorte. Mas se você quer comprar um iPhone, melhor ser candidato a vereador.

Não sei se fico animado ou assustado.
Responder

11/06/2023

Frank Hosaka

A programação é apenas uma ferramenta de trabalho, não importa a gramática dele.
Eu, por exemplo, não consigo viver sem o Excel. O problema é que eu não sei se vou conseguir pagar o aluguel de 2024, assim eu estou transportando várias tarefas do Excel no PHP-MySQL-Laravel. Eu só espero que a Oracle não comece a cobrar o aluguel do MySQL, aí eu não sei o que vou fazer com o meu notebook.
Responder

12/06/2023

Arthur Heinrich

A programação é apenas uma ferramenta de trabalho, não importa a gramática dele.
Eu, por exemplo, não consigo viver sem o Excel. O problema é que eu não sei se vou conseguir pagar o aluguel de 2024, assim eu estou transportando várias tarefas do Excel no PHP-MySQL-Laravel. Eu só espero que a Oracle não comece a cobrar o aluguel do MySQL, aí eu não sei o que vou fazer com o meu notebook.


Dá para comprar a licença mais barato através de outras lojas. Tem uma oferta de Office 365 com 1 ano de antivírus por menos de R$ 180.
Você recebe o serial key e estende o período da licença no portal da Microsoft.
Responder

16/06/2023

Mateus Jesus

Vou fazer um questionamento melhor, você tem que decidir não se é backend ou front-end. Decida primeiro qual o seu foco do trabalho, prefere ser tester, prefere ser desenvolvedor de sites ou prefere desenvolver mobile/desktop. Depois disso seleciona uma linguagem com base no que você gosta.
Minhas linguagens para o que eu gosto:

Web Backend: Php(Laravel)
Web Front-End: JavaScript
Desktop: Delphi/Java

Php deve ser utilizado de forma que ele trabalhe os dados que não podem ser tratados do lado do cliente, não há muita dificuldade de aprender o básico sem laravel. Javascript é realmente difícil no inicio, mas quando você entender que TUDO é apenas uma coisa e TUDO pode ser utilizado do mesmo jeito fica mais simples, afinal funções que você precisaria de outras e/ou variações podem ser modificadas simplesmente adicionando um campo auxiliar o que torna a programação em Js interessante quando feita de forma certa...
Delphi porque é uma resposta rápida para um problema e o resultado sai operante e Java não tem um bom motivo específico é mais por vicio na linguagem.
Dito tudo isso recomendações minhas do que estudar.

Web Backend: Php (puro sem frameworks)
Web Front-end: Javascript, HTML 5, CSS(bootstrap)
Desktop: Delphi/Java
Mobile: Java/Flutter
Banco de dados: MySql

Ao meu ver são as mais simplistas e as que trabalho, espero ter ajudado, até a próxima.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar