Fórum Dúvida sobre acesso local #45266

01/07/2004

0

Gostaria de saber se há alguma diferença entre conectar a um banco localmente usando a sintaxe [b:dd61a18f87]caminho\nome_banco[/b:dd61a18f87] e usar a sintaxe [b:dd61a18f87]localhost:caminho\nome_banco[/b:dd61a18f87], principalmente se houver clientes na rede acessando o mesmo banco.

Gandalf.nho

Gandalf.nho

Responder

02/07/2004

Gandalf.nho

Ninguém sabe?

Responder

Gostei + 0

02/07/2004

Maicongabriel

Gostaria de saber se há alguma diferença entre conectar a um banco localmente usando a sintaxe [b:b23747dc54]caminho\nome_banco[/b:b23747dc54] e usar a sintaxe [b:b23747dc54]localhost:caminho\nome_banco[/b:b23747dc54], principalmente se houver clientes na rede acessando o mesmo banco.

localhost:caminho\nome_banco = usando TCP/IP, igual aos outros usuarios da rede, é o mais aconselhavel! melhor ainda, colocando logo o IP da maquina, assim, acessando de onde acessar, mesmo que localmente, a configuração sera a mesma!

Mas acessando local ou via tcp/ip, não oferece diferença/interferência, a principio...

Responder

Gostei + 0

02/07/2004

Vinicius2k

Me corrijam se eu estiver enganado, pois nunca li nenhum material específico sobre este assunto... Para mim não existe diferença alguma...

Creio que mesmo com acesso local sem informar o host ainda sim o protocolo de rede está sendo utilizado, porém a camada de acesso interpreta um caminho sem host como sendo localhost...

Na minha opinião a DLL cliente está programada para acessar um serviço de rede (gds/tcp) podendo ser local ou remoto e tenho dois motivos para esta suposição :
-> sempre tenho que liberar em meu firewall o acesso das minhas aplicações mesmo se não informar o host.
-> uma aplicação com FB Embedded exige o TCP/IP instalado na máquina e mais, se for Win 95 é necessário fazer o update da Winsock...

T+r

Responder

Gostei + 0

03/07/2004

Afarias

|Para mim não existe diferença alguma...

Existe

|Creio que mesmo com acesso local sem informar o host ainda sim o
|protocolo de rede está sendo utilizado,

Não será

|porém a camada de acesso interpreta um caminho sem host como
|sendo localhost...

Não. Quando não se é informado o servidor na string de conexão, o Interbase faz acesso LOCAL ... esse tipo de acesso e mais rápido q usando localhost pois os dados não trefegam pela interface de rede.

|-> sempre tenho que liberar em meu firewall o acesso das minhas
|aplicações mesmo se não informar o host.

interessante...

|-> uma aplicação com FB Embedded exige o TCP/IP instalado na
|máquina e mais, se for Win 95 é necessário fazer o update da Winsock...

tb é interessante...

Pela documentação do IB, quando não fornecido o HOST o acesso é LOCAL e não por TCP/IP... mas o q vc colocou é interessante!

-- quanto a pergunta original -- se vc terá clientes em rede acessando o banco então não use o acesso local ... informe o nome do HOST (mesmo localmente) pq mesclar acessos diferentes (local + tcp) pode causar danos ao banco de dados.

T+

Responder

Gostei + 0

03/07/2004

Vinicius2k

Este assunto é realmente interessante...
Honestamente, não tenho certeza... só concluí isso em razão das duas situações pelas quais passei...

Mas se analisarmos o aspecto de rede... se o IB/FB é um serviço como poderia ser acessado sem o uso de um protocolo de rede? Precisa existir a troca de pacotes entre a aplicação e o serviço, a não ser que o servidor implemente internamente sockets independentes do protocolo, o que explicaria a necessidade de liberação do firewall (pq o ele não bloqueia apenas TCP) e o update da Winsock...

Vou pesquisar sobre este assunto...

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar