Fórum Dúvida sobre desenvolvimento de Sistema!! #405711

28/07/2011

0

Boa tarde Pessoal!

Estamos começando a desenvolver um Sistema de Estoque/Financeiro em Java! E gostaria de saber a opinião de vocês sobre os seguintes assuntos:

- Para interação com o BD qual a melhor solução JDBC ou JPA? Acredito que JPA seja mais rápido quanto ao desenvolvimento mas em relação a performance?

- O Sistema será usado por mais de uma Filial dependendo do caso. A melhor forma de projetar o BD seria com um campo (ex:Código empresa) em cada tabela, ou um banco diferente para cada Filial? No entando haverá cadastros básicos usados por todas as filiais? Sendo assim como proceder? -Vocês acham que desenvolver mesclando Desktop e Web seria uma boa opção? Pq os usuários poderiam usar algumas funcionalidades do Sistema pela Web também.

Obrigado pela atenção!
Lucas

Lucas

Responder

28/07/2011

Davi Costa

Se há a necessidade de em algum momento a utlização da aplicação via web. Sugiro fazer tudo web.
Em relação ao banco é uma pergunta bem difícil. Um JPA usado por uma equipe experiente pode ter um bom desempenho.
Mas até o framework web que vc vai usar vai influenciar no JPA, por isso falei que não é simples.
Tenha paciência na hora de decidir sua arquitetura, nascer com uma base forte vai lhe dar bem menos dor de cabeça.

Espero ter elucidado um pouco.

att Davi

Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Lucas

Bom dia Davi,
Em relação à necessidade de utilização na Web, seria mais como consultas ou pedidos de produtos via browser pela flexibilidade de usar o Sistema em qualquer lugar, mas no dia a dia seria mais usado o Desktop mesmo! Não  tenho muito conhecimento Web, mas se fizer o Sistema todo em Web ele não perderia muitas funcionalidades? em relação ao Desktop? Agora em relação a que framework usar qual o recomendado?Em relação a arquitetura, qual você recomendaria? Sobre uma base se dados sendo usada por diversas Filiais? Sendo que haverá cadastro que será compartilhado por Filiais?Acredito que vamos usar JPA, fizemos alguns aplicativos Java ha alguns anos atrás usando JDBC e meio demorado o desenvolvimento, e como você disse, se o JPA for usado corretamente! espero ter bons resultados!Nós já temos um Sistema desenvolvido com uma base de dados totalmente diferente é em arquivos Cobol(ISAM/VSAM), todo o projeto será uma migração!
Obrigado pela atenção!
AttLucas

Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Davi Costa

A nível de produtividade de desenvolvimento eu sugiro JSF, porém como vc falou q vão ter várias filiais usando talvez seja melhor um Struts ou SpringMVC (vai depender da experiência do seu time nos dois frameworks - apesr de que por mim eu usaria SpringMVC). E em relação ao JSF se sua equipe não for realmente muito experiente no jsf, não entender o ciclo de vida, evitar colocar consultas em bancos nos getters e setters ele vai fazer as mesmas consultas no banco de dados mais de uma vida de acordo com o ciclo de vida dele sem necessidade. Se vcs tiverem oportunidade de pegar algum helloWorld de JSF e testarem debugrem vão entender o que eu estou falando. porém usar outro framework vai exigir alguém na equipe que saque bem de javascript.
Continuo achando que se vai ter alguma parte da app web faça logo tudo web. São demandas muito raras que só dão para ser feitas via desktop, muito raras mesmo.

att Davi
Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Lucas

Boa tarde Davi!Muito obrigado pela ajuda! Vou reunir equipe e compartilhar as informações que você me passou!
Só mais uma dúvida!No caso do BD, seria melhor um BD para cada filial ou somente uma base para todas??Pq temos clientes com um fluxo grande de informações, emitem mais de 1500 notas por mês. No caso de um BD somente não afetaria muito o desempenho??
Obrigado pela atenção!
AttLucas
Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Davi Costa

Seria interessante vcs trocarem uma idéia com o DBA, se isso épossível se há mesmo essa necessidade.
No lado do java como faria, elas seriam independentes? Ou uma app central teria que ter dados de todas as bases.
Pq se for necessário ter várias bases vão ter que implementar uma solução (caso tenha esse administrador que tenha que ver todas as bases) para ele saber qual persistence-unit do JPA usar para cada base.

att Davi
Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Lucas

No atual sistema, há uma app central que todas as filiais usam porque existem dados como cadastros de clientes , fornecedores etc.. que serão compartilhados por todas as filiais. Só no caso de movimentos de estoque, financeiro é que elas têm dados separados. No atual sistema de arquivos (Cobol) não temos problema com quantidade de dados , agora como vamos usar BD a coisa muda. Você procederia de que forma?AttLucas
Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Davi Costa

Seguinte Lucas, para a questão do banco de dados, estou muito descontextualizado da sua aplicação para opinar.
Seria realmente interessante trocar uma idéia com algum DBA ele seria uma pessoa mais interessante para tratar sobre isso.
A respeito do Java eu evitaria isso ao máximo, pq vai dar bem mais trabalho na implementação, mas dá para fazer sem problemas com JPA.
Não sei se talvez compartilhar esse servidor que fica com a base já ajudaria bastante...para a performance do banco.
Aqui na devmedia acho que também tem um fórum de banco, tenta trocar uma idéias por lá tb. Mas não se preocupe o que vc decidir vai ter como fazer no java.

att Davi
Responder

Gostei + 0

29/07/2011

Lucas

Ok vou verificar então. Obrigado pela ajuda Davi!
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar