Fórum Dúvida sobre Dica do site #245485

03/08/2004

0

A última dica publicada por Rafael C. Almeida de Souza, que trata formas para um programa rodar mais rápido diz o seguinte em seu ítem 7:

Quando você for usar apenas uma ou duas funções ou procedures de uma unit e você tem o código fonte da unit, não inclua a unit na seção uses e sim insira apenas as funções que você utilizará no código. Isso evitará que o Delphi adicione ao executável todas as rotinas que você não precisará no programa.

Então se eu tenho todas as funções em uma única Unit é melhor separá-las e deixar apenas onde eu uso ?

Mas para dar manutenção mais tarde isto não é pior ?

Walace

Walace

Responder

03/08/2004

Macario

Ola Walace, tambem tenho algumas duvida sobre o artigo

[color=red:b38d20f213] 2. Deixe a diretiva de compilação {$O+} (ou {$Optimization On}) ligada. Com essa diretiva, o compilador do Delphi produz código mais eficiente. [/color:b38d20f213]

1-)Como se emplementaria esta diretiva?
2-)Quais outras diretivas existem que podem (e com certeza) melhoram
o desempenho da aplicação?
3-) existe diretivas especificas para se trabalhar com aplicações client/server (dbexpress,ADO,etc..)?

Responder

Gostei + 0

03/08/2004

Walace

Como se emplementaria esta diretiva?

Pelo que entendi é em Project Options, em Compiler há um check para Optimization.

Responder

Gostei + 0

04/08/2004

Beppe

Seguinte, se vc escreveu rotinas que não são usadas no seu programa o Delphi não seria burro de gerar código para elas. Com otimização ou não. Isto também vale para declarações de API(e.g. Windows.pas), o Delphi cria armazenamento para as funções externas realmente usadas.
Isto não tem nada a ver com velocidade. Mesmo que se o Delphi gerasse código para qualquer rotina, apenas o tempo de carga seria afetado.

Além de que ficar movendo rotinas pra lá e pra cá, pode tanto gerar dor de cabeça com manutenção e múltiplas cópias, bem como simplesmente deixar de funcionar, se há alguma dependência de [b:281828d0e7]initialization[/b:281828d0e7].

As diretivas de compilação podem ser aplicadas de modo global, conforme citado pelo walace, ou seletivamente nos blocos de código, usando aquela espécie de comentário. No Help do Delphi há uma listagem delas, junto como escopo e utilidade.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar