Dúvida sobre escalabilidade, hospedagem e aplicação multi-usuário

05/03/2010

0

Olá Pessoal sou programador delphi e pretendo mudar para a plataforma
.net. Tenho dúvidas sobre a questão de escalabilidade em asp.net.
eu tenho um programa de vendas de mercadorias feito em delphi e que
é utilizado por algumas pessoas, gostaria de fazer um programa
parecido em ASP.NET que pudesse ser utilizado por vários usuários
ao mesmo tempo, a minhas dúvidas são:

1) é possível fazer para que cada usuário so tenha acesso somente a sua
loja??

2) O correto seria criar um banco para cada cliente que utilize meu programa?
(lembrando que o programa é o mesmo só muda o cliente que utiliza)

3) Com relação a escalabilidade, existe algum limite para o número de usuários??

4) pretendo hospedar minha aplicação no locaweb alguém já utilizou o serviço la?
o servidor deles é bom mesmo???

5) existe algum livro que fale sobre escalabilidade em asp.net??

Obrigado
Efcosta

Efcosta

Responder

Posts

09/03/2010

Devmedia Cursos

Amigo, existe duas maneiras básicas, cada cliente ter seu próprio domínio e sua própria hospedagem, conseqüência disso seria um banco para cada cliente, a vantagem e futuras manutenção para cliente especifico.

Outra maneira é somente ter uma aplicação e todos clientes usam a mesma, com algumas regras e alterações no banco, você consegue criar um sistema multi uso que cada usuário tenha sua loja, mas no mesmo banco.

Outra questão é a performance, isso varia de servidor de hospedagem para servidor.

Não existe limite de conexão, isso também é com o servidor.

Agora é sempre bom usar boas praticas no desenvolvimento web. Esse é o problema de quem somente trabalhou com aplicações desktop, a web é totalmente diferente, é preciso agir com muito mais cautela.
principalmente em segurança, e sempre que possível usar o AJAX, sem dúvida usando essa ideia você criara aplicações robustas e rápidas.

Em relação a locaweb ouço falar bem, particularmente nunca utilizei. Uma das coisas é que com o tempo você pode até mesmo contratar um servidor próprio de alguma data center.

Abs
Responder

13/03/2010

Eleuterio Gonzalez

Em se tratando de WEB e preciso sempre fazer um dimensionamento correto pois podera lhe causar problemas futuros.Uso a locaweb e não tenho problemas, mas se poder usar um servidor dedicado seria a opção perfeita.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar