Dúvida sobre escalabilidade, hospedagem e aplicação multi-usuário

05/03/2010

0

Olá Pessoal sou programador delphi e pretendo mudar para a plataforma
.net. Tenho dúvidas sobre a questão de escalabilidade em asp.net.
eu tenho um programa de vendas de mercadorias feito em delphi e que
é utilizado por algumas pessoas, gostaria de fazer um programa
parecido em ASP.NET que pudesse ser utilizado por vários usuários
ao mesmo tempo, a minhas dúvidas são:

1) é possível fazer para que cada usuário so tenha acesso somente a sua
loja??

2) O correto seria criar um banco para cada cliente que utilize meu programa?
(lembrando que o programa é o mesmo só muda o cliente que utiliza)

3) Com relação a escalabilidade, existe algum limite para o número de usuários??

4) pretendo hospedar minha aplicação no locaweb alguém já utilizou o serviço la?
o servidor deles é bom mesmo???

5) existe algum livro que fale sobre escalabilidade em asp.net??

Obrigado
Efcosta

Efcosta

Responder

Posts

09/03/2010

Devmedia Cursos

Amigo, existe duas maneiras básicas, cada cliente ter seu próprio domínio e sua própria hospedagem, conseqüência disso seria um banco para cada cliente, a vantagem e futuras manutenção para cliente especifico.

Outra maneira é somente ter uma aplicação e todos clientes usam a mesma, com algumas regras e alterações no banco, você consegue criar um sistema multi uso que cada usuário tenha sua loja, mas no mesmo banco.

Outra questão é a performance, isso varia de servidor de hospedagem para servidor.

Não existe limite de conexão, isso também é com o servidor.

Agora é sempre bom usar boas praticas no desenvolvimento web. Esse é o problema de quem somente trabalhou com aplicações desktop, a web é totalmente diferente, é preciso agir com muito mais cautela.
principalmente em segurança, e sempre que possível usar o AJAX, sem dúvida usando essa ideia você criara aplicações robustas e rápidas.