Fórum Dúvida sobre o tamanho de um arquivo do Firebird #52348

20/08/2005

0

Pesquisei aqui no fórum mas não encontrei nenhuma dica aparente.
Creio que esta dúvida possa ajudar outros colaboradores.
É o seguinte:

Tenho um sistema de Frente de Caixa, onde registra vendas em grande volume de dados, este sistema não utiliza impressora fiscal.
Fiz uma rotina usando o comando Delete do SQL, que limpa a cada 3 meses os registros de vendas registrados nas tabelas Resumo de Vendas e Detalhe Vendas (este último possui uma referencia interna com o resum vendas ´integridade referencial´, que apaga em modo cascata), mas acontece que quando aplicado o comando Delete, vejo que o tamanho do arquivo não dimunui, hoje esta em torno de 30 mb, mas não afeta a performace do sistema (Graças ao firebird)...,.

Alguem poderia me dar uma dica de como realmente limpar a base de dados, dando uma enxuada no tamanho, pois são dados que não necessitam ficar guardados tanto tempo.

Grato a todos.

[color=red:bc24b92fa1]Movido: de Delphi para Interbase/Firebird.[/color:bc24b92fa1]

Objetivacreator

Objetivacreator

Responder

20/08/2005

Lynx

A Base, do firebird nunca vai diminuir por questões de performace do banco.

Responder

Gostei + 0

20/08/2005

Lynx

Ah, para limpar só fazendo backup e restaurar a base

valeu

Responder

Gostei + 0

20/08/2005

Gigatel

A Base, do firebird nunca vai diminuir por questões de performace do banco.

só uma dúvida...eu estou começando a trabalhar com interbase..e já modifiquei meu programa quase todo já para IB...por exemplo vendas..se que quizer criar uma Backup de vendas ou serviços com o tempo ela vai fica grande... isto interfere na performa-se ?no caso o ´arquivo Morto´ tende a crescer..pois faço um intercanbio entre clientes vendas e serviços..ou seja...e só entra na ficha do cliente e lá está a vida comercial dele nesta impresa..será que o sistema num ficaria sobrecarregado ?

Responder

Gostei + 0

20/08/2005

Lynx

o banco faz isso para melhorar a performace, ao meu ver isso só vai ajudar a base.

Eu fiz uma pergunta parecida no tópico firebird/interbase, o afarias respondeu.

Sinceramente mais a fundo eu não sei, algum colega do fórum pode ajudar aqui, creio eu que esses arquivos (Mortos) não devem atrapalhar.

Caso fosse para atrapalhar, creio eu que a equipe que desenvolveu não fariam esse recurso, (ou eles são obrigado a fazer isso por alguma força maior)

No mais, espero que meu ponto de vista pode ajudar.

valeu :wink:

Responder

Gostei + 0

21/08/2005

Afarias

|Alguem poderia me dar uma dica de como realmente limpar a base de
|dados, dando uma enxuada no tamanho, pois são dados que não
|necessitam ficar guardados tanto tempo.

1º - vc não precisa limpar a base ... 30Mb para o IB/FB é NADA! Mesmo se seu arquivo tivesse 30Gb vc não deveria nem teria necessidade de limpar nada.

2º - como o lynx falou, o tamanho permanece mesmo com os registros excluídos, só um backup/restore para reduzir a base, mas isso é desnecessário, uma vez q o banco com o tempo (após um sweep por exemplo) passa a reutilizar o espaço dos registros excluídos o q garante uma performance melhor do q ter q crescer o banco.

no caso do seu último post eu não entendi o q quer, o q é esse ´Arquivo Morto´ ?? etc.. ??!

T+

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar