Fórum Dúvida sobre o tratamento das tributações em Sistema Comercial #431658

28/12/2012

0

Olá Pessoal.

Estou tentando criar um pequeno sistema comercial para tentar comercializar na cidadezinha em que moro, estou indo bem no que diz respeito aos aspectos técnicos da linguagem e banco, já foram elaborado cadastros, pessoas, controle de acesso, balcão (ainda sem cupom), contas a receber, enfim , alguns dos módulos principais, no entanto eu quero emitir tanto Cupom como Nota Fiscal Eletrônica, o problema é que nunca mechi com estes aspectos fiscais e tributários antes.

Tenho ciência da importância do projeto do PAF-ECF e NFe, e quero tentar trabalhar com eles da melhor maneira possível, no entanto fico em dúvida no que diz respeito as informações que serão necessárias coletar agora no sistemam, para poder utilizar posteriormente. Por exemplo, sei que ao comprar um produto tenho que informar os valores dos impostos da operação, como valor de ICMS, IPI, ICMS de Subst. Tribut., Pis, Cofins, etc. Sei que ao vender um produto também tenho que calcular os impostos e informar eles.

Aos programadores, como lidam com estas informações nos seus sistemas, se dividem por tipo de operação, regime do cliente, por tipo de pessoa.

Sei que este não é um assunto fácil, muito pelo contrário, mas se não for possível entrar em detalhes, mas pelo menos apontar um material sobre o assunto (Que não seja Ato Cotepe ou Manual do SPED, ja tenho estes, mas ainda não ajudaram rsrsrs). Tenho ciência da necessidade de homologação para emissão de CF, mas tenho isso em mente para o futuro.

Se for possível que os experientes me passem um pouco de informação sobre o assunto, ou como obtê-la agradeço imensamente.
Thebluemonkey

Thebluemonkey

Responder

29/12/2012

Dirceu Morais

Caro colega,

Eu sugiro que vc procure ajuda de algum contador da sua região para questão de tributação.
No meu sistema eu coloco as tributações por produto x estado x cfop, não sei se é a melhor forma.

Você vai depender do CFOP (Código Fiscal de operação), para qual estado vai ser feita a venda, e do produto.

O produto tem classificações diferentes, principalmente se tiver ICMS SUBSTITUIÇÃO.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar