GARANTIR DESCONTO

Fórum Dúvida sobre o uso do dbExpress DataAccess - Parte II #337986

17/02/2007

0

Olá a Todos !

Baixei algumas apostilas pela rede, inclusive algumas muito conhecidas tais como:
´Utilizando os componentes da paleta DBExpress para acesso ao Firebird´ e a outra é ´Mini Curso Delphi 7 Cliente/Servidor´

Devo ressaltar que ambas são ótimas pois vão direto ao assunto, as operações básicas (Incluir, Alterar, Exluir e Consultar). Mas para se construir os acessos na primeira apostila são utilizados os objetos na seguinte sequência: SQLConnection -> SQLDataSet e SQLQuery. E nos botões é utilizado uma sintaxe usando o principio de Transactions.

Na segunda apostila, para se acessar a tabela os seguintes componentes são usados: SQLConnection -> SQLDataSet -> DataSetProvider -> ClientDataSet e um DataSource.

E nos botões é utilizada uma sequência totalmente diferente da primeira apostila. É claro que a forma de programar leva uma parte de gosto pessoal e cada caso é um caso diferente. Mas para quem é novo nessa parte fica confuso pelo menos para mim, em decidir qual a forma mais correta e segura de manipular dados.

Normalmente na minha aplicações usando Delphi+Paradox eu uso um DBGrid+Navigator para mostrar resultados de consultas e um Form onde eu faço as operações básicas (Inc, Alt e Del).

Umas das coisas que me confundiram entre as apostilas foi que na do ´Mini Curso´ para de alterar um registro qualquer é criado um outro form para editar e excluir. Na segunda apostila tudo é feito no mesmo form, e é aí que fica a dúvida de iniciante sobre a forma correta de proceder.

Perdoem o longo texto.

Ivanrf

Ivanrf

Responder

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar