Fórum Duvida sobre Trigger erro ao alterar dados de uma determinada tabela, #455325

15/09/2013

0

Olá senhores e senhoras, sou iniciante em mysql e em bancos de dados em geral, obvio que estou apanhando igual escravo desobediente, mas não desisto.

A duvida é o seguinte eu tenho duas tabelas (na verdade são 5 mas o foco são duas), as seguintes:

VENDA
-----------------------
IdVenda int não nulo e auto incremento [pk].
Cliente_Venda int [ esta aqui é a fk que relaciona esta tabela na tabela cliente]
Data date
Hora time
valorTotal numeric
Funcionario_venda [ fk que relaciona esta tabela com uma tabela funcionario]
==========================================================================

ITEMVENDA
-------------------
iditemvenda [PK][NN][AI]
venda_intemvenda [FK] que relaciona esta tabela a tabela venda
produto_itemvenda [FK] que relaciona esta tabela a tabela produto
QTDE float
valorunitario numeric
valordesconto numeric
valortotal numeric
===========================================================================

Até aqui beleza, eu criei uma procedure que insere o itemvenda, calculando o valor total mediante os parametros QTDE, valorunitario e desconto. Funcionando belezinha.
Criei uma TRIGGER que atualiza o campo da tabela venda valorTotal toda vez que um item é adicionado a itemvenda, conseguem entender?

EX: adicionei o produto de id 1 a venda de id 1, sendo 10 itens de 5 reais cada sem desconto, a procedure calcula o valor final e adiciona no campo valortotal[itemvenda], neste exemplo o valor adicionado seria de : 50 reias ao valortotal da tabela venda [Esta trigger que criei ta fazendo isto belezinha, altera que só o a felicidade]: