dúvida sobre variáveis e constantes

21/11/2016

0

Oi galera, bom dia

Me tirem uma pequena dúvida.

Sei que a constante difere da variável por não poder ter seu valor alterado.

Mas qual a finalidade disso? pergunto isso porque não uso constantes, por não ver vantagem real no uso de constantes.

Acredito que posso estar errado. E gostaria de saber se há alguma vantagem no uso de constantes.
Robson Cavalcante

Robson Cavalcante

Responder

Post mais votado

22/11/2016

Robson, imagine que você fez uma aplicação onde precisa comparar se uma pessoa é maior de idade ou não.
Há milhares de linhas de código na aplicação e durante todo o teu programa foi usado o número mágico 18, afinal, essa é a nossa maioridade.
Até aí, tudo bem. Tudo funcionando às mil maravilhas.

Agora imagine a situação: eleições.
Novos governantes, novas leis...a maioridade agora é 16.
O que o usuário do programa faz?

'Chama o programador!' e lá vai você, sair catando no código o número 18 e substituindo por 16.
Imagina o trabalho...

Um mais esperto pode dizer: 'use regex ou ctrl+f' ou outro atalho qualquer pra achar 18 e substituir por 16.
Mas e se no seu aplicativo o número 18 aparecer e não tem nada a ver com idade?
Vai ter um baita bug.

Ou em vez de 18, você usou os números 0 ou 1 em sua aplicação, e agora precisa mudar.
Não dá pra substituir todos os 1 ou 0, tem que sair catando no código e mudando manualmente !!!


A vantagem de usar constantes é essa: você define uma vez, e usa o NOME da constante. Funciona como uma variável que não pode ser mudada.

Espero ter ajudado. Abraço

Alec Candia

Alec Candia
Responder

Mais Posts

23/11/2016

Calebe Menezes

Isso mesmo. A constante servirá para os momentos em que você precisa de um valor que não pode ser alterado em momento nenhum da aplicação. O exemplo dado pelo Alec exemplifica o uso da constante, e a vantagem que oferece em alguns casos.
Responder

25/11/2016

Robson Cavalcante

Opa pessoal! Entendi agora!

Então o uso da constante deve ser feito numa coisa que eu sei que NUNCA (em momento nenhum mesmo) será alterada.

Com o exemplo dado pelo Alec ficou muito claro o que eu precisa entender!

Valeu!
Responder

31/01/2017

Diego Silva

Excelente explicação Alec Candia!

Muito bem explicado ;)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar