Dúvida Soft. PHP e Java [iniciante]

10/04/2020

0

Nobres amigos, estou desenvolvendo a passos de iniciante um soft de gestão em php para condominio de onde eu moro.
É a primeira vez em contato com programação. É meu primeiro desafio - mesmo que a gestão nao aceite - é para servir de exemplo e superação para a minha satisfação pessoal.

Enquanto vou estudando e elaborando o protótipo, as ideias, etc..
Ja imaginei um app no celular que rode este soft... Mas aí surgiu diversas dúvidas.

1- quais linguagens de app posso trabalhar para manter as informações conectadas com o soft em php, banco de dados etc...?
Tipo, o app no celular rodando em conexão direta php no servidor... tipo Spotify com design independente, botões etc... ao invés de fazer um WebView. Mesmo a pagina sendo responsiva, não vejo com bons olhos o que pretendo fazer com a opção de WebView.

2- consigo fazer todo esse processo de soft online + app com apenas java?
Tenho muito interesse em aprender java também...
William

William

Responder

Post mais votado

12/04/2020

Nobres amigos, estou desenvolvendo a passos de iniciante um soft de gestão em php para condominio de onde eu moro.
É a primeira vez em contato com programação. É meu primeiro desafio - mesmo que a gestão nao aceite - é para servir de exemplo e superação para a minha satisfação pessoal.

Enquanto vou estudando e elaborando o protótipo, as ideias, etc..
Ja imaginei um app no celular que rode este soft... Mas aí surgiu diversas dúvidas.

1- quais linguagens de app posso trabalhar para manter as informações conectadas com o soft em php, banco de dados etc...?
Tipo, o app no celular rodando em conexão direta php no servidor... tipo Spotify com design independente, botões etc... ao invés de fazer um WebView. Mesmo a pagina sendo responsiva, não vejo com bons olhos o que pretendo fazer com a opção de WebView.

2- consigo fazer todo esse processo de soft online + app com apenas java?
Tenho muito interesse em aprender java também...

Eae Will beleza?

Cara primeiro de tudo parabéns, é ótimo se desafiar e buscar fazer algo do começo ao fim buscando novos conhecimentos.

Agora sobre suas perguntas:
1 - Sim você pode ter um app se conectando no mesmo banco de dados que seu software PHP, e hoje existem várias formas de desenvolver aplicativos desde os nativos com swift(iOS) e java/kotlin(Android), passando por tecnologias hibridas como react native, xamarim e flutter, até webapps. E em todas essas opções você vai ter varias formas de trabalhar os dados, mas como você já está trabalhando com PHP o que eu mais te indico é você aprender a criar uma API com PHP, estude conceitos como API RESTful, Lumen, HTTP Methods, porque eu digo isso, se você ficar craque em PHP e criar a API com ele você vai poder criar o app depois na linguagem que quiser somente consumindo a API que você criou, dessa forma, se houver algum problema na transmissão de informação você vai dar o suporte mais centralizado na aplicação, e hoje qualquer tipo de aplicativo que você construa você vai poder trabalhar com uma API Restful.

2 Sim é possivel criar o software e o app apenas com Java, mas seu aplicativo será apenas para Smartphone Android, Java é uma linguagem incrivel e vale muito a pena estudar, mas lembre-se que a curva de aprendizagem é muito maior que a de PHP.

Bom espero ter dado uma luz ai,
Grande Abraço.

Geovane Junior

Geovane Junior
Responder

Mais Posts

14/04/2020

William

Geovane Jr. muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos.
Te agradeço de mais mesmo por ter tirado alguns minutos para esclarecer minhas duvidas.

Andei pesquisando sobre a área de Java ontem e notei bastante vagas para reingressar no mercado de trabalho. Inclusive já até comprei um livro - Java Completo - Paul Deitel - 10edicao - muito bem detalhado pelo que percebi nas descrições para ingressar nesse outro estudo.

Mas, vou fazer por parte.
Me aventurar primeiro em uma ideia que surgiu e elaborar algo multiplataforma com as APIs que você me orientou no PHP.
Assim que terminar, pretendo iniciar os estudos do Java.

Obrigado!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar