Fórum Duvida SQL #290543

03/08/2005

0

Ola amigos,

Antes de tudo...Desculpe o e-mail grande...

Estou tentando desenvolver um sistema de acervos (cad. livros, cad. Revistas, cad. de CDS, cad. de Artigos e etc...), além de controle de usuários, perfil de usuários no sistema, cad. de autores, cad. de editora, locação de acervo e etc..

Bom..Venho apanhando mais andando, porém fiquei agarrado em um determinado ponto do sistema...

Veja...

Modelei o meu banco da seguinte forma...

Entidades: CADACERVO, CADEDITORAS, CADCATEGORIA (onde categoria é: LIVROS, CD, REVISTA, ARTIGO e etc...), CADGENERO (onde genero é: POLICIAL, ROMANCE, PROCESSO PENAL, PROCESSO JURIDICO e etc...), CADAUTORES, CADPESSOAS (podem efetuar uma locação ´pegar emprestado´), CADLOCACAO, CADITEMLOCACAO).

Já modelei o banco e criei os relacionamentos...

Entretanto (já dentro do sistema)...quando cadastro um um ACERVO (ex. livro) de forma bastante simples e usando o componente DBLookupComboBox, consigo definir que esse acervo é um livro.

Pois bem...

Quando cadastro um autor...como faço para mostrar qual(is) livros pertencem a esse autor?

Tenho um form que faz o cadastro do autor...

Uso o IBDataSet / DataSource para trazer as informações da tabela CADAUTORES...

Detalhe (IMPORTANTE): O relacionamento das tabelas CADACERVO e CADAUTORES é n:m, pois...

1) Cada autor pode ter escrito um ou mais livros.
2) Cada livro pode ter sido escrito por um ou mais autores.

Com isso, criei uma tabela que se chama CADAUTORES_ACERVO que contem a chave primaria das duas tabelas envolvidas...

O que fiz:

1) Coloquei um outro DataSet e DataSorce no form com a seguinte sentença SQL:

SELECT ID, TITULO FROM CADACERVOS

Essa informação me retorna no DBGrid todos os acervos da tabela CADACERVO...

O que quero é que retorne somente o acervo (no caso livro) do autor selecionado...

O banco de dados é Intebase...

É isso... Mais uma vez...Desculpa o e-mail grande..ok? :wink:

Vboasnet

Vboasnet

Responder

03/08/2005

Bastard2003

fala grande vboasnet, blz? cara eu iria te dar uma dica um poco mais facil.. tipo... a tabela de livros é um detalhe da de autores né!?! pq vc ñ coloca uma adoTable pra essas duas, e já vincula elas?? outra maneira seria vc fazer um lookup em uma qry... ai ali tu seta q ele vai receber o valor da tua tabela passando por parametro o id do autor! são duas saidas... mas pra esse tipo ficaria com a primeira! :D
qualquer coisa cara.. estamos ai...

PS: tb to desenvolvendo algo parecido, só q em modo te testes, to começando a modela com UML e multicamadas no delphi! :D
se tiver msn poderiamos conversar!

Responder

Gostei + 0

03/08/2005

Vboasnet

blz..

Poderiamos conversar sim...

meu msn: vilasboasnet@hotmail.com

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar