Fórum [Dúvida] Validação. #477662
30/04/2014
0
Fala galera, beleza?
Galera, eu estou com uma dúvida, eu estou fazendo um trabalho na faculdade em que o professor solicitou dois campos na classe pai, sendo eles [Nome] e [Telefone], porem o Nome deve possuir a validação de não aceitar números, e o telefone a validação de não aceitar letras. Eu fiz o exercícios, mas fiz ele bem cru, utilizando if e switch case, mas vendo as aulas aqui no dev media, fiquei imaginando que essa não é uma boa prática. Minha dúvida é a seguinte, existe outro modo de fazer esse tipo de validação no JavaSE? Segue o código abaixo:
Galera, eu estou com uma dúvida, eu estou fazendo um trabalho na faculdade em que o professor solicitou dois campos na classe pai, sendo eles [Nome] e [Telefone], porem o Nome deve possuir a validação de não aceitar números, e o telefone a validação de não aceitar letras. Eu fiz o exercícios, mas fiz ele bem cru, utilizando if e switch case, mas vendo as aulas aqui no dev media, fiquei imaginando que essa não é uma boa prática. Minha dúvida é a seguinte, existe outro modo de fazer esse tipo de validação no JavaSE? Segue o código abaixo:
package br.me.apppessoa;
public class Pessoa extends Exception {
private String nome;
private String telefone;
Pessoa(String nome, String telefone) throws Exception {
setNome(nome);
setTelefone(telefone);
}
public String getNome() {
return nome;
}
public void setNome(String nome) throws Exception {
int flag = 0;
String restricao = "1234567890-=+_)(*&¨%$#@!´`[{]}~^:;><,./?";
for (int i = 0; i < nome.length(); i++) {
for (int j = 0; j < restricao.length(); j++) {
if (nome.charAt(i) == restricao.charAt(j)) {
flag = 1;
}
}
}
if (flag == 1) {
throw new Exception();
} else {
this.nome = nome;
}
}
public String getTelefone() {
return telefone;
}
public void setTelefone(String telefone) throws Exception {
int flag = 0;
String restricao = "abcdefghijklmnopqrstuvxywz-";
for (int i = 0; i < telefone.length(); i++) {
for (int j = 0; j < restricao.length(); j++) {
if (telefone.charAt(i) == restricao.charAt(j)) {
flag = 1;
}
}
}
if (flag == 1) {
throw new Exception();
} else {
this.telefone = telefone;
}
}
}
Fábio Carvalho
Curtir tópico
+ 0
Responder
Carlos Proença
Fala Fabio blz?
cara... rsrs depende muito da arquitetura da aplicação..... mas existem varias formas de se fazer validação... da uma pesquisada sobre bean validations...
e em regex com java..
voce vai gosta...
att.
cara... rsrs depende muito da arquitetura da aplicação..... mas existem varias formas de se fazer validação... da uma pesquisada sobre bean validations...
e em regex com java..
voce vai gosta...
att.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)