Fórum Dúvidas: Banco de dados e DbExpress #221868
24/03/2004
0
1 - Uso a paletta dbexpress do delphi 7 com firebird. algumas pessoas dizem para não usar o sqlDataset e sim o simpledataset. Se não é para usar porque está lá? Gostaria de saber se isso é verídico ou não?
2 - A minha segunda dúvida é bem banal. Aprendi a programar sozinho e gostaria de saber porque e quando usar em um banco de dados: Index e chave primária. Digo isso porque pela propria intrução sql eu consigo ordenar os registros com a instrução sql ´order by´
Roberto Rossi
Curtir tópico
+ 0Posts
24/03/2004
Marcosalex
1 - Uso a paletta dbexpress do delphi 7 com firebird. algumas pessoas dizem para não usar o sqlDataset e sim o simpledataset. Se não é para usar porque está lá? Gostaria de saber se isso é verídico ou não?
2 - A minha segunda dúvida é bem banal. Aprendi a programar sozinho e gostaria de saber porque e quando usar em um banco de dados: Index e chave primária. Digo isso porque pela propria intrução sql eu consigo ordenar os registros com a instrução sql ´order by´[/quote:41c7ed3a62]
Quanto a sua segunda dúvida, um índice é uma estrutura que acelera em muito a busca de dados na tabela. Se voce procurar por Order By em um campo que não tem indice o banco fará uma busca sequencial para encontrar todos os registros. Se voce criar um índice, o banco vai demorar muito menos pra fazer a mesma consulta. Se voce trabalha com uma base de 100, 1000 registros não ve muita diferença, mas quando passa de 100 mil, a diferença e gritante.
Gostei + 0
24/03/2004
Rômulo Barros
Explicação: Eu tinha um sistema enorme (+ mais era grande mesmo - Muito + muito grande mesmo -)Feito em ADO e tive de convertê-lo para DBExpress.. Então, utilizando no lugar dos TADOQuery, coloquei o componente TSQLDataSet. Então, o meus sistema ficou tão lento que nem consegui terminar a conversão. Após este fato, troquei todos os componentes TADOQuery por TSimpleDataSet. Ficou a mesma coisa... Lento feito uma lesma. Aperriado com a situação, entrei em contato com o meu ex-professor e le me informou que o componente TSQLQuery era bem levizinhooooooo... Alegre e entusiasmado, Troquei todos os componentes TADOQuery por TSQLDataSet.. O sistema ficou uma bala... ficou tão rápido que tive que depurá-lo todinho, imaginando que havia erros ou faltava código.... :wink:
Gostei + 0
24/03/2004
Rômulo Barros
Aperriado com a situação, entrei em contato com o meu ex-professor e le me informou que o componente TSQLQuery era bem levizinhooooooo... Alegre e entusiasmado, Troquei todos os componentes TADOQuery por [color=red:0ec1d479fa]TSQLDataSet..[/color:0ec1d479fa] O sistema ficou uma bala... ficou tão rápido que tive que depurá-lo todinho, imaginando que havia erros ou faltava código....
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)