Duvidas Básicas Sobre ADO

15/05/2003

0

Amigos,

Estou aprendendo a usar o ADO para conexões com o BD (Access ou SQL). Como já disse também sou iniciante em Delphi. Ao fazer as conexões me surgiram as seguintes dúvidas:

1º Quando eu devo criar uma conexão (ADO)? Isto é, eu crio uma unica conexão por aplicação (projeto) ou crio uma aplicação por formulario/tabela?

2º Quando eu deixo uma ADO desses conectado e fecho o formulário, o ADO continua conectado, isto é, o banco continua aberto? Em caso positivo o que eu devo fazer? Quais os procedimentos para deixar o ADO não conectado, mas conecta-lo sempre que necessário na aplicação?


Rafaelunp

Rafaelunp

Responder

Posts

15/05/2003

Marcelo.c

O idel é você criar um DataModule e criar nele a conexão com o Banco de dados. Além de centralizar todas as Tables e Queries dentro dele.

Ao cetralizar tudo em um DataModule você terá facilitado o gerenciamento do BD.

Para utilizar qualquer componente em outro formulário você deverá declará-lo no uses, não aquele do início da unit, mas um uses abaixo da linha [b:62bd0501c8]implementation[/b:62bd0501c8]:

implementation

uses DataModule1;

{$R *.dfm}


Responder

15/05/2003

E_gama

O Componente TADOConnection e quem faz conexao com banco de dados. Teoricamente, voce so precisa ter um desses em sua aplicacao, mas ha casos em que serao necessarios mais de um.

A forma mais simples de fazer isso e:

- Crie um DataModule e coloque nele o componente TADOConnection;
- Depois, no evento OnCreate do DataModule, voce faz as configuracoes necessarias para se conectar ao banco de dados, e faz a conexao;
- A menos que vc desconecte explicitamente, o banco sera desconectado somente quando o DataModule for destruido;
- A partir dai, todos os formularios que utilizam TADOQuery, TADOTable, etc... , deverao, na propriedade ´Connection´ o TADOConnection que esta no DataModule;