Dúvidas Cliente/Servidor

28/09/2004

0

Olá, estou começando a desenvolver utilizando o DBExpress e Interbase, e tenho algumas dúvidas.

Devo abolir os DBEdits e usar os Edits no caso de cadastro?
Como controlo as transações? Por exemplo: Se eu tiver 3 terminais, posso cadastrar clientes simultaneamente ou tenho que esperar um terminal liberar a tabela para gravar o outro?

Desde já agradeço
Marcelo


Marcelo_mileris

Marcelo_mileris

Responder

Posts

28/09/2004

Wart

Olá, vou tentar ajudar...
Devo abolir os DBEdits e usar os Edits no caso de cadastro?

Não, você pode usar os DBEdit sem problema
Como controlo as transações?

O controle das trransações com o DBExpress é feito da seguinte forma:
você deve declarar uma variavel global na unit onde est´´a o seu SQLConnection.
Ex.:
var
Form1:TForm1;
Trans: TTransactionDesc;
(...)
Depois, c você quiser controlar as transações por si próprio (se não quiser, a cada applyupdates a midas se encarrega disso), quando por exemplo está lidando com estruturas mestre/detalhe você deve fazer o seguinte:
(adicione a unit onde vc declarou a TRRansactionDesc à uses do form atual)
Trans.TransactionID := 1; //aqui você coloca um id (inteiro qualquer que não pode se repetir em transações simultâneas)
Trans.IsolationLevel := xilREADCOMMITTED //dê uma pesquisada para maiores informações
SQLConnection1.StartTransaction(Trans);
(Faz o que tem q fazer)
SQLConnection1.Commit(Trans);

Se eu tiver 3 terminais, posso cadastrar clientes simultaneamente ou tenho que esperar um terminal liberar a tabela para gravar o outro?

Pode cadastrtar simultaneamente sem problema...

Espero ter ajudado...


Responder

28/09/2004

Weber

Quanto a transação eu concordo perfeitamente com o wart.
Porém quanto a parte dos DBEdit eu não gosto de trabalhar com eles em sistemas de grande porte onde tenho várias maquinas conectadas.