Dúvidas com Janelas em ABAS

20/01/2018

0

Olá pessoal, sou novo aqui. Talvez minha dúvida seja simples, porém como estou começando em java tenho muito que aprender.
Estou criando um "sistema" onde quando o usuário clicar em qualquer função, as janelas se abrem em abas, uma ao lado da outra sem fechar nenhuma. Como fazer esse procedimento? E também para cada aba ao lado do nome dela aparecer o X de fechar, para o Usuário fechar individualmente cada aba. A lembrando estou utilizando o NetBeans IDE 8.2
Exemplo:

| Aba Produto [X] | Aba Clientes [X] |

Caso tenham alguma dúvida é só perguntar. Talvez consiga mostrar isto em vídeo, tenho um sistema de Exemplo que faz isso.

Desde já agradeço a todos!
Luiz Mello

Luiz Mello

Responder

Posts

22/01/2018

Paulo Carvalho

Fala Luiz, tudo bem com você?!

Muito interessante sua dúvida. Muitos sistemas hoje em dia utilizam esse tipo de recurso! Parabéns pela inciativa em estudar aplicando os conceitos!

Mas vamos lá! O sistema que você está criando é desktop ou web? Caso for desktop e você esteja utilizando a tecnologia swing e saiba um pouco de inglês existem vários exemplos nesta página da documentação da Oracle aqui: https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/tabbedpane.html.

Agora um dica Luiz. Não se está começando agora com programação, se quer realmente entre para essa área. Caso seja esse o caso eu te indico investir os estudos em aplicações web. As aplicações desktop tem algumas vantagens sobre a web, mas em quesitos de portabilidade, usabilidade e facilidade não tem comparação. Aqui na DevMedia tem esse Devcast que fala sobre isso: https://www.devmedia.com.br/aplicacao-web-ou-desktop-vantagens-e-desvantagens/37849.

E mesmo que a intenção seja programa para desktop, o Java não é tao recomendado para isso.

Um abraço Luiz, espero ter ajudado.
Responder

22/01/2018

Luiz Mello

Olá Paulo. Agradeço sua resposta. Estava pensando em trabalhar com sistemas Desktop, pois conheci alguns que foram desenvolvidos em JAVA e achei muito interessantes. Minha pergunta agora é, Porque você menciona que JAVA não é tão recomendado para aplicações Desktop?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar