Fórum Duvidas com Mouse e Componentes #328084
25/08/2006
Bem o problema e o seguinte... em meu sistema a pessoa tera que preencher informações so que com imagens.. o problema e o seguinte... preciso que ele clique nas imagens disponiveis.. e arraste para o lugar que deseja inserir aquela informação... como fazer o componente image arrastado eu ja sei... quero saber como faço para detectar onde ele foi solto, se existe um componente de tal tipo.. e isso.. explicando melhor... haverá varias imagens para uso do usuario.. dispostas em um lugar do form.. e um grid.. disposto do outro lado.. ele deve escolhe a figura e arrastar ate o lugar que deseja no GRID.. mas sem tirar a imagem do lugar.. somente um copia.. ai ele colocar no GRID.. e so pode ser aceito em algum lugar do GRID.. fora dele nao sera possivel.. entao terei que arrasta-lo uma copia da imagen e pronto.. e coloca-lo na celula certa... como posso fazer isso???
Valeu...
Bem pessoal descobrir uma maneira melhor de fazer essa confunsão toda que pretendo.. agora surgiu outra duvida... a duvida e essa como faço pra detectar qual o objeto que receveu o evento do mouse...
Por exemplo: quando o usuário clicar o mouse.. preciso saber em qual objeto foi feito esse clique, e quando o soltar botao do mouse quero saber em qual objeto estava o mouse ... alguem entendeu?? daria pra me ajudar.. desde ja agradeço a todos...
Voce pode usar a variável sender no evento onclick.
Ex:
If sender=image1 then ....
Ajuda?
Um abraço.
Beto.
Beto ajuda sim... mas no evento onClick do Form ?!?! ou qual componente entao se nao o form...
Valeu pela ajuda...
No onclick do timage.
Ex: vc. pode disparar uma função no on-click de cada timage passando como parâmetro a imagem que disparou. Se for um número fixo de imagens é fácil. Se for variável e com a possibilidade de serem muitas imagens, vc. terá provavelmente que criar timages em tempo de execução. É isso?
Beto valeu pela ajuda... mas ainda to precisando de uma ajuda.. quero que quando o usuário clicar ele me retorne o objeto, seja ele qualquer tipo... alguem saberia como fazer isso??